ENCONTRO POLÍTICAS PÚBLICAS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - O PROEXT NA UFF: APRESENTANDO O MÉTODO

Lucio Enrico Vieira Attia

Resumo


Este relato de experiência apresenta o diálogo com uma das perguntas de Sanseverino (2015), que em sua dissertação investigou qual o papel dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Conversa especificamente a respeito das ações que podem favorecer o desenvolvimento de atividades vinculando ensino, pesquisa e extensão universitária. A interlocução ocorre por meio de apresentação da metodologia utilizada na construção do encontro "Políticas Públicas e Extensão Universitária -- o PROEXT na UFF", realizado em 2014. Neste sentido, o texto que segue visa expor a experiência de atividade realizada na IFES com o objetivo de propor melhorias no âmbito da gestão pública universitária ao mesmo tempo em que compartilha minha produção acadêmica e técnico-científica como servidor administrativo em educação.


Palavras-chave


Técnico em Assuntos Educacionais; Extensão; Metodologia; PROEXT; UFF.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Portal do MEC. ProExt -- Apresentação. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2014.

COSTA NETO, A. G. da. A carreira de estado da educação brasileira: um desafio para os sistemas de ensino. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, n. 04, 2012. Disponível em:. Acesso em: 08 ago. 2016

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Editora Cortez, 1983.

GANDIN, D. A posição do planejamento participativo. 2001, p. 88. Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2016.

_______. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Ofício Circular nº 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC, de 28 de novembro de 2005. Encaminha a descrição dos cargos técnico-administrativos em educação, que foram autorizados pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão para concurso público. Disponível em: . Acesso em: 11 jun. 2013.

MIRAILH, S. et al. Cruzando experiências -- relato da produção do encontro "Políticas Públicas e Extensão Universitária -- o PROEXT na UFF". Disponível em: . Acesso em: 07 ago. 2016.

PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. Guia da Escola Cidadã; v. 7. São Paulo: Editora Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.

REDE NACIONAL DE EXTENSÃO. Áreas Temáticas. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2014.

SANSEVERINO, A. M. Plano de ação para o Técnico em Assuntos Educacionais em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Niterói, 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) -- LATEC, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

SARAIVA, R. O papel da universidade no século XXI. 2008, p. 86-87. Disponível em: . Acesso em: 5 de out. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Práticas em Gestão Pública Universitária

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E DIRETÓRIOS

Google Acadêmico | sumários.org  | LivRe! | Diadorim | Latindex | DOAJ