ENCONTRO POLÍTICAS PÚBLICAS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - O PROEXT NA UFF: APRESENTANDO O MÉTODO

Autores

  • Lucio Enrico Vieira Attia Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Técnico em Assuntos Educacionais, Extensão, Metodologia, PROEXT, UFF.

Resumo

Este relato de experiência apresenta o diálogo com uma das perguntas de Sanseverino (2015), que em sua dissertação investigou qual o papel dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Conversa especificamente a respeito das ações que podem favorecer o desenvolvimento de atividades vinculando ensino, pesquisa e extensão universitária. A interlocução ocorre por meio de apresentação da metodologia utilizada na construção do encontro "Políticas Públicas e Extensão Universitária -- o PROEXT na UFF", realizado em 2014. Neste sentido, o texto que segue visa expor a experiência de atividade realizada na IFES com o objetivo de propor melhorias no âmbito da gestão pública universitária ao mesmo tempo em que compartilha minha produção acadêmica e técnico-científica como servidor administrativo em educação.

Biografia do Autor

Lucio Enrico Vieira Attia, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense. Experiência como Arte Educador e Gestor Cultural. Graduado em Psicologia -- Bacharel, Licenciado e Psicólogo. Pós-graduado em Jogos Cooperativos -- com ênfase na Pedagogia da Cooperação -- e História Social e Cultural do Brasil. Especialista em Gestão Cultural -- MBA. Experiência em Gestão, com ênfase na análise de projetos culturais como Parecerista Representante da Sociedade Civil junto à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Parecerista Representante da Sociedade Civil na Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. Parecerista credenciado pela Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso -- SEC/MT. Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Pernambuco. Foi Técnico em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, com atuação voltada para o desenvolvimento e suporte de editais e eventos tais como o "Políticas Públicas e Extensão Universitária --o PROEXT na UFF".

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Portal do MEC. ProExt -- Apresentação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12241&ativo=488&Itemid=487>. Acesso em: 20 maio 2014.

COSTA NETO, A. G. da. A carreira de estado da educação brasileira: um desafio para os sistemas de ensino. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, n. 04, 2012. Disponível em:<http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/materias/0514.html>. Acesso em: 08 ago. 2016

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Editora Cortez, 1983.

GANDIN, D. A posição do planejamento participativo. 2001, p. 88. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss1articles/gandin.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2016.

_______. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Ofício Circular nº 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC, de 28 de novembro de 2005. Encaminha a descrição dos cargos técnico-administrativos em educação, que foram autorizados pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão para concurso público. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/canalcggp/oficios/oc01505.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2013.

MIRAILH, S. et al. Cruzando experiências -- relato da produção do encontro "Políticas Públicas e Extensão Universitária -- o PROEXT na UFF". Disponível em: <http://www.proex.uff.br/semext/anteriores/2014/projetosSemext.htm>. Acesso em: 07 ago. 2016.

PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. Guia da Escola Cidadã; v. 7. São Paulo: Editora Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.

REDE NACIONAL DE EXTENSÃO. Áreas Temáticas. Disponível em: <http://www.renex.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=3>. Acesso em: 20 maio 2014.

SANSEVERINO, A. M. Plano de ação para o Técnico em Assuntos Educacionais em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Niterói, 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) -- LATEC, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.

SARAIVA, R. O papel da universidade no século XXI. 2008, p. 86-87. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/viewFile/1955/1275>. Acesso em: 5 de out. 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

Relato de Experiência