ENCONTRO POLÍTICAS PÚBLICAS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - O PROEXT NA UFF: APRESENTANDO O MÉTODO
Palavras-chave:
Técnico em Assuntos Educacionais, Extensão, Metodologia, PROEXT, UFF.Resumo
Este relato de experiência apresenta o diálogo com uma das perguntas de Sanseverino (2015), que em sua dissertação investigou qual o papel dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Conversa especificamente a respeito das ações que podem favorecer o desenvolvimento de atividades vinculando ensino, pesquisa e extensão universitária. A interlocução ocorre por meio de apresentação da metodologia utilizada na construção do encontro "Políticas Públicas e Extensão Universitária -- o PROEXT na UFF", realizado em 2014. Neste sentido, o texto que segue visa expor a experiência de atividade realizada na IFES com o objetivo de propor melhorias no âmbito da gestão pública universitária ao mesmo tempo em que compartilha minha produção acadêmica e técnico-científica como servidor administrativo em educação.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Portal do MEC. ProExt -- Apresentação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12241&ativo=488&Itemid=487>. Acesso em: 20 maio 2014.
COSTA NETO, A. G. da. A carreira de estado da educação brasileira: um desafio para os sistemas de ensino. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, n. 04, 2012. Disponível em:<http://www.educacaopublica.rj.gov.br/jornal/materias/0514.html>. Acesso em: 08 ago. 2016
FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Editora Cortez, 1983.
GANDIN, D. A posição do planejamento participativo. 2001, p. 88. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss1articles/gandin.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2016.
_______. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Ofício Circular nº 015/2005/CGGP/SAA/SE/MEC, de 28 de novembro de 2005. Encaminha a descrição dos cargos técnico-administrativos em educação, que foram autorizados pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão para concurso público. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/canalcggp/oficios/oc01505.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2013.
MIRAILH, S. et al. Cruzando experiências -- relato da produção do encontro "Políticas Públicas e Extensão Universitária -- o PROEXT na UFF". Disponível em: <http://www.proex.uff.br/semext/anteriores/2014/projetosSemext.htm>. Acesso em: 07 ago. 2016.
PADILHA, P. R. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. Guia da Escola Cidadã; v. 7. São Paulo: Editora Cortez; Instituto Paulo Freire, 2002.
REDE NACIONAL DE EXTENSÃO. Áreas Temáticas. Disponível em: <http://www.renex.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=3>. Acesso em: 20 maio 2014.
SANSEVERINO, A. M. Plano de ação para o Técnico em Assuntos Educacionais em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Niterói, 2015. 178 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) -- LATEC, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
SARAIVA, R. O papel da universidade no século XXI. 2008, p. 86-87. Disponível em: <https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/viewFile/1955/1275>. Acesso em: 5 de out. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.