DISCIPLINA DE SEXUALIDADE HUMANA NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFRJ AVALIAÇÃO DE SEUS 35 ANOS DE PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO.
Palavras-chave:
Implantação, Disciplina, Sexualidade, Medicina.Resumo
RESUMO
Introdução - Os autores apresentam o desenvolvimento de um projeto inédito, à época, no Brasil de implantação de uma disciplina de Sexualidade Humana a ser oferecida a alunos de graduação na Faculdade de Medicina na UFRJ.
Método - A implantação da Disciplina de Sexualidade Humana exigiu o desenvolvimento prévio de dois projetos pilotos: discussão em “Grupos de Reflexão” e realização de “Seminários” anuais sobre o tema.
Resultados – A avaliação desses dois projetos, feita por alunos e pela Diretoria da Faculdade de Medicina mostrou a validade da proposta.
Conclusão - A disciplina acabou por ser criada e gerenciada pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina com foco em sua interdisciplinaridade e está em atividade ininterrupta até a data atual.
Referências
GARCIA, J. L. La formación de profesionalesdeIaeducaciónenSexualidad Humana: una urgente necessidad. Sexus – Revista de sexualidade humana v.3, n. 1 p.7-12, 1991
SERAPIÃO, J. J.; SOUZA, I.S. ;COURA, I.D. III Seminário sobre Sexualidade Humana - Um projeto de Educação Sexual para universitários da UFRJ. Femina v.16, n.12, p.1080-1088. 1988
ROCCO, R. P.. Medicina terá novas matérias no currículo. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro. 1989. 1º caderno. p.13
SERAPIÃO, J. J. Implantação de uma disciplina de Sexualidade Humana na Faculdade de Medicina da UFRJ.. Sexus – Revista de sexualidade humana v.3, n.3, p. 4 – 6. 1991
SERAPIÃO, J. J. Grupo de reflexão sobre sexualidade. Uma experiência institucional piloto. 1988. Femina.Rio de Janeiro, v. 16, n. 6, p. 16:23. 1997
SERAPIÃO, J.J. Disciplina de Sexualidade Humana no Curso de Medicina da UFRJ. In: XI World Congress of Sexology . World Association of Sexology (WAS). Books of abstract. Rio de Janeiro: 1993 p.123
SERAPIÃO,J.J. &CANELLA,P. Sexualidade Humana - Noções básicas para profissionais de saúde. Editor Instituto de Ginecologia da UFRJ. Rio de Janeiro. Ed. Instituto de Ginecologia da UFRJ. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.