FATORES QUE INTERFEREM NO DESEMPENHO DOS SERVIDORES OCUPANTES DO CARGO DE ADMINISTRADOR DA UFSC DURANTE O ESTÁGIO PROBATÓRIO

Autores

  • Emanuel Martins Burigo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Kelly Tosta Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)/Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Desempenho, Avaliação de Desempenho, Administrador, Administração Universitária, UFSC.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que interferem no desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFSC, ocupantes do cargo de administrador, durante o estágio probatório. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Os sujeitos selecionados para este estudo foram os servidores TAEs ocupantes do cargo de administrador, perfazendo um total de 52 sujeitos. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, sendo que o principal documento utilizado como fonte de análise foram os processos de estágio probatório dos sujeitos da pesquisa. Quanto à análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Por meio dos registros contidos nesses processos foi possível identificar os fatores que podem interferir no desempenho dos administradores. Constatou-se que os fatores identificados eram resultantes de características individuais do servidor ou de fatores que estavam fora do controle do profissional e impactavam o desempenho de forma positiva ou negativa. Os fatores mais citados que, segundo as chefias, impactaram positivamente o desempenho dos administradores foram: assiduidade, responsabilidade, iniciativa, qualidade, disciplina, produtividade, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e pontualidade. Já os fatores mais citados que impactaram negativamente o desempenho foram: excesso/sobrecarga de trabalho, insuficiência de pessoas, insuficiência/necessidade de capacitação, condições físicas e ambientais de trabalho restritivas, carência de qualidade e disponibilidade de materiais e equipamentos, recursos limitantes de tecnologia da informação e comunicação e greve. Por fim, pôde ser verificado que a maioria dos fatores identificados, que podem afetar negativamente o desempenho, está fora do controle do servidor.

Biografia do Autor

Emanuel Martins Burigo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Atualmente ocupa o cargo de Administrador no Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Mestre em Administração Universitária pela UFSC e Graduado em Administração pela mesma instituição.

Kelly Tosta, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)/Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

É Professora do Magistério Superior do campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, Mestre e Graduada em Administração pela mesma instituição. Atua como pesquisadora no Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC) e lidera o grupo de pesquisa Gestão Universitária em Foco/UFFS.

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Publicado

2017-12-11

Edição

Seção

Artigo