MEMÓRIAS VIVIDAS E REVELADAS

Autores

Palavras-chave:

UFRJ, Gestão Pública, Memória, Gestão da Informação

Resumo

O presente registro busca compartilhar com a comunidade acadêmica, a experiência adquirida pela autora na área de gestão pública, em especial, na ocupação de funções administrativas, acadêmicas e no movimento social (sindical e estudantil), durante os últimos quarenta anos em que a UFRJ foi o cenário principal de sua vida. Em um primeiro momento, como aluna de graduação, ocupou a representação estudantil no CEG, participando da vida institucional, e mais tarde sua atuação na gestão universitária como servidora pública na UFRJ. Sua visão sistêmica da universidade foi construída pela presença na área acadêmica de graduação e pós-graduação; na área administrativa, como coordenadora de um setor nevrálgico na instituição - o acesso de alunos, e toda a logística envolvida; na área da saúde, em comissões de implantação de novas unidades hospitalares; na vida democrática, participando de comissões eleitorais, órgãos colegiados e na representação sindical, acompanhando questões trabalhistas e da política universitária. A autora contribuiu ainda com o governo da Presidenta Dilma Rousseff, ao ter seu convite aceito pelo Reitor Aloisio Teixeira para sua cessão à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, onde esteve por seis anos. Em seu retorno à UFRJ, trouxe novas vivências no âmbito da administração federal, com destaque à política de transparência pública e sistemas eletrônicos de informação. No momento, a autora busca transmitir o conhecimento acumulado a partir dos cursos de extensão e formação que vem ministrando para os servidores públicos, na esperança de uma nova geração de servidores que deem continuidade à um “fazer” comprometido com a classe trabalhadora deste país.

Biografia do Autor

Ana Maria de Almeida Ribeiro, Universidade de Brasilia Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação UFRJ/IBICIT. Mestra em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (UNB/2015). Graduação em Licenciatura em Matemática e Graduação Tecnológica em Gestão Publica. Experiência na área de Ensino de Matemática, Legislação Educacional; Sistemas de Informação; Gestão Pública e Transparência Pública. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/1988 - atual), esteve cedida à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT/2011 - 2016), atualmente lotada na Decania do CFCH/UFRJ. Membro do Grupo de Pesquisa DIREITOS HUMANOS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A PERCEPÇÃO ENTRE ESTUDANTES DO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UFRJ (CFCH) e Estado, Informação e Sociedade- EIS (UNB)

Referências

FONSECA, J. E. do N. Novos atores na cena universitária. Rio de Janeiro: NAU, 1996.

RIBEIRO, Ana Maria. O ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRJ, MEMÓRIA E INCLUSÃO , In: O Protagonismo da Mulher na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação ; Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Nathália Lima Romeiro (Org.) - Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2019. (Selo Nyota), 618 p.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Vivências em Gestão