A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS VOLUNTÁRIOS NA COMISSÃO DE PADRONIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS HOSPITALARES NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19

Autores

  • João Victor Frota Teixeira Passos Graduando do curso Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Paulo Rodrigues de Souza Almeida Graduando do curso Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nathália Rodrigues Alvarez Graduando do curso Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Lívia Mendes Falcão Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Clarice Maria de Araujo Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Gestão, Voluntariado, COPEM

Resumo

Introdução: A pandemia de Covid-19 deixou diversos trabalhadores afastados de suas atividades laborais, devido às medidas de isolamento e distanciamento social, principalmente dentre os pertencentes aos grupos de risco da doença. Neste contexto foi criado o programa de voluntariado dos acadêmicos do Centro de Ciências da Saúde no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Objetivos: Identificar as ações desenvolvidas pelos acadêmicos do programa de voluntariado para o enfrentamento do COVID-19 no âmbito da COPEM e analisar a experiência do voluntariado para o enfrentamento da COVID-19 com relação à trajetória acadêmica dos voluntários. Métodos: Participaram do programa acadêmicos de cursos de saúde de forma voluntária. A Comissão de Padronização e Qualificação de Materiais e Equipamentos Hospitalares (COPEM) realizou reuniões virtuais e presenciais e criou planos de ação e objetivos.  Resultados: O grupo produziu ferramentas didáticas para internet, fluxogramas e infográficos, além de ensinamentos sobre gestão hospitalar. Conclusão: Foi possível concluir ganho de conhecimento por parte dos voluntários tanto na vivência quanto na produção de ferramentas de gestão hospitalar.

Biografia do Autor

Lívia Mendes Falcão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem EEAN/UFRJ
Gestora Assistencial do Serviço de Saúde do Trabalhador HUCFF/UFRJ

Clarice Maria de Araujo Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem, Doutoranda ENSP/FIOCRUZ na Área de Política, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde, especialista em Gestão da Ergonomia de, Gestão da Qualidade em Saúde com formação complementar na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Coordena a Comissão de Padronização de Materiais e Equipamentos Hospitalares no HUCFF/UFRJ e coordena as ações de Atenção à Saúde no Complexo Hospitalar e da Saúde da UFRJ.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Relato de Experiência