O PROTOCOLO DE RELACIONAMENTO ENTRE AS UNIDADES ACADÊMICAS E AS UNIDADES HOSPITALARES DA UFRJ: O CASO DA MATERNIDADE ESCOLA

Autores

Palavras-chave:

Universidades, Faculdades de Medicina, Hospitais Universitários, Educação em Saúde. Organização e Administração

Resumo

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Faculdade de Medicina (FM) e a Maternidade Escola (ME) interagem através das atividades acadêmicas. Este artigo apresenta parte dos resultados da dissertação do mestrado profissional da ME/UFRJ. Objetivo: descrever os protocolos de relacionamento entre as unidades acadêmicas e as unidades hospitalares da UFRJ e propor um protocolo de relacionamento entre a FM e a M. Método: exploratório, descritivo, tipo estudo de caso, realizado pela análise documental e história oral. A pesquisa documental, foi realizada nos portais oficiais da Presidência da República, Ministérios da Educação e Saúde e da UFRJ, de outubro de 2018 a novembro de 2019 e as entrevistas semiestruturadas de abril a agosto de 2019, utilizando a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: na fase da análise documental encontrou-se apenas o Protocolo de Relacionamento entre a FM e o HUCFF (1978) e está vigente. Não foi encontrado protocolo entre a FM e a ME. Na fase da história oral: dos entrevistados predominaram 33,3% para os ex-diretores da FM, 44,4% para os ex-diretores da ME e para os atuais diretores da FM e ME, 11,1%. Da análise de conteúdo das entrevistas, emergiram as categorias: ensino 51,8%; pesquisa 22,2%; extensão/assistência 5,9% e gestão 19,9%. Conclusões: Este estudo resultou em proposta de protocolo de relacionamento entre a FM e a ME, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e gestão. A proposta do Protocolo foi elaborada a partir das entrevistas que mostraram predomínio do ensino sobre as demais categorias e uma baixa preponderância para a extensão.

Biografia do Autor

Ismê Catureba Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente em Administração da UFRJ. Graduada em Ciências Biológicas, Especialista em Gestão Pública e Mestre em Saúde Perinatal pela UFRJ. Atua na Coordenação de Projetos Especiais da Decania do CCS e no Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde/LAMPES da Faculdade de Medicina. 

Diana Maul de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada Aposentada da Faculdade de Medicina. Graduada em Medicina, Mestre e Doutora em Saúde Pública pela FIOCRUZ.

Joffre Amim Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Associado da Faculdade de Medicina. Graduado em Medicina, Mestre e Doutor em Clínica Obstétrica pela UFRJ. Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Perinatal da Maternidade Escola da UFRJ.

Antonio Jose Ledo Alves da Cunha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Titular da Faculdade de Medicina. Graduado em Medicina, Mestre em Pediatria pela UFRJ, Mestre em Saúde Pública pela UNC-CH/EUA e Doutor em Epidemiologia pela UNC-CH/EUA. Atualmente é Coordenador de Projetos Especiais do CCS e Coordenador do Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa em Epidemiologia e Saúde/LAMPES da Faculdade de Medicina.

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Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Artigo