REGINA CÉLIA ALVES SOARES LOUREIRO, PRIMEIRA SERVIDORA TÉCNICA-ADMINISTRATIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO À CONQUISTAR O TÍTULO DE EMÉRITA TEM TRAJETÓRIA MARCADA PELA ALEGRIA, SOLIDARIEDADE, ÉTICA, INTEGRIDADE E DEDICAÇÃO À UFRJ.

Autores

  • Ivaneide Grizente Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Regina Dantas Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Danielle Souza Fialho Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

REGINA CÉLIA ALVES SOARES LOUREIRO, PRIMEIRA SERVIDORA TÉCNICA-ADMINISTRATIVA EMÉRITA DA UFRJ, TRAJETÓRIA, DEDICAÇÃO

Resumo

Regina Célia Alves Soares Loureiro, carinhosamente conhecida como Regininha, tornou-se a servidora exemplar que justificou a criação do Título de Emerência da categoria dos Técnicos Administrativos em Educação aposentados da UFRJ e recebeu, de forma entusiasmada, o convite para conversar sobre sua trajetória profissional com a PGPU.

Biografia do Autor

Ivaneide Grizente, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora pela Universidade Federal Rio de Janeiro/UFRJ- História das Ciências e Técnicas em Epistemologia/HCTE- é Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio-UNIGRANRIO (2015). Possui MBA Executivo pelo COPPEAD/UFRJ (2008). Possui Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes ( 2003) Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Simonsen (1999). Foi Coordenadora de Políticas de Pessoal PR4/UFRJ (2015/2016). Foi Diretora da Divisão de Publicações PR4/UFRJ (2007/2015). É Editora Associada da Revista Práticas em Gestão Pública-PGPU- PR4/UFRJ, desde 2016. É PARECERISTA e Avaliadora de Conteúdo Textual do periódico Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais (GPTAE). É assistente administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Recursos Humanos .

Regina Dantas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui bacharelado e licenciatura em História (UGF - 1980), Mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (2007), Doutorado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2012). Realizou Pós-doutorado na mesma Universidade (2013). Aposentada como Técnica em Assuntos Educacionais da UFRJ (2017), atua como Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia - HCTE/UFRJ. Compõe o corpo docente permanente do HCTE/UFRJ desde 2012, foi Vice-coordenadora (2014-2016) e Coordenadora (2016-2017). No Museu Nacional/UFRJ: é Historiadora (desde 1994); foi Diretora Adjunta de Administração da mesma instituição (1998-2002); é Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Geociências - Patrimônio Geopaleontólogico/PPGEO (desde 2018) e desenvolve atividades como Pesquisadora Colaboradora do Laboratório da Seção de Memória e Arquivo/SEMEAR do Museu Nacional/UFRJ (desde 2017). Atuou como Superintendente da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (2004-2010). Foi Professora Colaboradora do curso de graduação em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação/CBG/UFRJ (2007-2019), Membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de História das Ciências/SBHC (2014-2018). Membro da Diretoria da SBHC, 2a. Secretária (2018-2020). Membro do Comitê de criação do Museu da Computação do iNCE/UFRJ (desde 2013), Pró-Reitora de Pessoal da UFRJ (2015-2016). Foi Editora-chefe do periódico eletrônico Práticas em Gestão Pública Universitária/PGPU da UFRJ (2017-2019). Vem desenvolvendo pesquisas na área de História das Ciências, com ênfase nos seguintes temas: História das Ciências no Brasil, História das Instituições Científicas Brasileiras do século XIX, Mulheres das Ciências no Brasil, Patrimônio, Memória, Colecionismo, Arquivos e Museus científicos. Coordena projetos de pesquisa e de extensão sobre a história das instituições científicas brasileiras, em destaque, o Museu Nacional/UFRJ e suas coleções científicas; e sobre o antigo Paço de São Cristóvão, edificação que serviu como residência das famílias Real e Imperial, tendo como destaque, o período de D. Pedro II e as relações com as ciências no Brasil durante o século XIX.

Danielle Souza Fialho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É doutoranda em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS-Fiocruz) e historiadora graduada na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, Brasil. Cursou o Mestrado na área de História das Ciências e da Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, Brasil. A partir da perspectiva da História das Doenças e da Medicina, seu estudo analisou o enquadramento médico da Fibromialgia baseado na Revista Brasileira de Reumatologia. 
Atualmente está fazendo um estágio de investigação acadêmica intitulado: “Capacitação dos pacientes nas doenças raras crônicas: o conhecimento como elemento importante para superação das desigualdades e criação de direitos no caso dos pacientes de Síndrome Póspoliomielite”, na Universidade de Salamanca, Espanha, sob a orientação do professor Dr. Juan António Rodriguez Sanchez. A pesquisa em desenvolvimento busca enriquecer os estudos da tese sobre o associativismo de pacientes com Síndrome Pós-pólio e Fibromialgia nas redes sociais. 
Trabalha desde 2011 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como Técnica em Assuntos Educacionais. Na UFRJ atuou no Centro Cultural de Ciência denominado “Casa da Ciência”. Trabalhou como editora executiva da revista acadêmica “Cadernos de Saúde Coletiva” e ajudou a fundar o periódico eletrônico “Prática em Gestão Pública Universitária”. Atualmente, faz parte da equipe da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ (IESC-UFRJ).

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Entrevista