GESTÃO DA BIBLIOTECA PROF. EURICO DE OLIVEIRA ASSIS – IFRJ – CAMPUS RIO DE JANEIRO: PROPOSTA DE POLÍTICA ESTRATÉGICA
Palavras-chave:
Gestão, Proposta estratégica, Biblioteca Eurico de Oliveira Assis IFRJ- Campus Rio de JaneiroResumo
Analisa o cenário das bibliotecas multiníveis dentro do universo institucional do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ como meio de oferecer alicerces à sua comunidade, amparando as informações para aqueles que as necessitam, através de análise e coleta de dados, estrutura organizacional e seus serviços aos usuários, com o intuito de criar uma política estratégica de qualidade e propor a manutenção de seus serviços essenciais de apoio ao ensino, pesquisa e extensão. Consequentemente, visa ao atendimento das necessidades dos usuários em relação à missão institucional e o planejamento estratégico do IFRJ. A metodologia da pesquisa é baseada na revisão de literatura utilizada nas bibliotecas multiníveis como fundamentação teórica referente à estrutura organizacional em ambiente informacional no foco em gestão de biblioteca. A construção de uma proposta para um planejamento estratégico, segue os apontamentos citados por Maciel e Mendonça (2000, p. 63 apud BRYSON, 1989), com a definição do mandato, da missão, a análise dos ambientes externo e interno, a formulação de questões estratégicas, o reconhecimento dos obstáculos e o desenvolvimento de propostas estratégicas devem estar alinhadas à filosofia e às políticas adotadas pela biblioteca. Conclui que, a pesquisa refletiu que os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca para seus usuários foram ampliados e modificados ao longo do tempo, contudo, a estrutura física da biblioteca esteve mantida, mesmo com aumento de cursos oferecidos no campus um aumento de usuários na biblioteca. Essa análise demonstra que seus serviços precisam ser ajustados e estão aquém do que usuário necessita.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.