GESTÃO DA BIBLIOTECA PROF. EURICO DE OLIVEIRA ASSIS – IFRJ – CAMPUS RIO DE JANEIRO: PROPOSTA DE POLÍTICA ESTRATÉGICA

Autores

Palavras-chave:

Gestão, Proposta estratégica, Biblioteca Eurico de Oliveira Assis IFRJ- Campus Rio de Janeiro

Resumo

Analisa o cenário das bibliotecas multiníveis dentro do universo institucional do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ como meio de oferecer alicerces à sua comunidade, amparando as informações para aqueles que as necessitam, através de análise e coleta de dados, estrutura organizacional e seus serviços aos usuários, com o intuito de criar uma política estratégica de qualidade e propor a manutenção de seus serviços essenciais de apoio ao ensino, pesquisa e extensão. Consequentemente, visa ao atendimento das necessidades dos usuários em relação à missão institucional e o planejamento estratégico do IFRJ. A metodologia da pesquisa é baseada na revisão de literatura utilizada nas bibliotecas multiníveis como fundamentação teórica referente à estrutura organizacional em ambiente informacional no foco em gestão de biblioteca. A construção de uma proposta para um planejamento estratégico, segue os apontamentos citados por Maciel e Mendonça (2000, p. 63 apud BRYSON, 1989), com a definição do mandato, da missão, a análise dos ambientes externo e interno, a formulação de questões estratégicas, o reconhecimento dos obstáculos e o desenvolvimento de propostas estratégicas devem estar alinhadas à filosofia e às políticas adotadas pela biblioteca. Conclui que, a pesquisa refletiu que os serviços e produtos oferecidos pela biblioteca para seus usuários foram ampliados e modificados ao longo do tempo, contudo, a estrutura física da biblioteca esteve mantida, mesmo com aumento de cursos oferecidos no campus um aumento de usuários na biblioteca. Essa análise demonstra que seus serviços precisam ser ajustados e estão aquém do que usuário necessita.

Biografia do Autor

Cássia Nogueira Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Bibliotecária Bacharelada em Biblioteconomia (1995) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra em Biblioteconomia pela UNIRIO (2016). Bibliotecária do Instituto Federal do Rio de Janeiro desde 2007. Coordenação de Biblioteca - Campus Nilópolis (2008-2017). Desde 2018 lotada no Campus Duque de Caxias. Atuante nas seguinte linhas de pesquisa - Informação, Gestão e Tecnologia, Políticas Culturais, Desenvolvimento de coleções, Mídias Sociais, Competência informacional, Acessibilidade.Coordenação de Biblioteca do Campus Duque de Caxias a partir de agosto/2020.

Cintia Luciano de Paiva, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Especialização em Gestão Estratégia. (2007). Cursou a disciplina “Acessibilidade informacional em bibliotecas: fundamentos, desafios e perspectivas para a inclusão social” do Mestrado Profissional em Biblioteconomia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro com aluno especial (2019). Atualmente é bibliotecária - documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política de acervo, projetos de incentivo à leitura, letramento informacional, acessibilidade informacional e mídias sociais.

Sergio Pinheiro Rodrigues, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Possui formação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1982). Experiência em organização e manutenção de Bibliotecas. Gestão de normas ABNT. Indexação, Catalogação e Classificação de livros, artigos, TCC, teses, dissertações e legislação. (digital e tradicional). Código de catalogação AACR2. Disseminação Seletiva de Informações bibliográfica. Montagem de processo para aquisição de livros e periódicos. Acesso ao Portal de periódicos Capes. Conhecimento de softwares de gestão de bibliotecas: Alexandria, BN Web e KOHA. Padronização de referências bibliográficas e citações. Pesquisas bibliográficas. Controle terminológico de assuntos e autores (lista de Autoridades) em banco de dados. Padronização de publicações do IFRJ. Elaboração de relatórios técnicos. Conhecimento e vivência em arquivo jurídico. Pacote Office (nível básico). Bibliotecário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Rio de Janeiro - IFRJ/CRJ - desde março/2016.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigo