REFLEXÕES SOBRE PRECARIEDADES E REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADES NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: ENTREVISTA COM LENIN DOS SANTOS PIRES.
Palavras-chave:
Precariedades, Desigualdades, UniversidadeResumo
A trajetória do antropólogo Lenin dos Santos Pires nas Instituições de Ensino Superior (IFES) já é de longa data. A caminhada iniciou ainda em 1982, quando Lenin ingressou no curso de Técnico de Química na Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (CEFETEq). Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre as décadas de 1990 e 2000, atuou como prestador de serviço, técnico de química e foi aluno do curso de graduação em Ciências Sociais. Lenin Pires também foi coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (SINTUFRJ). Nos anos seguintes, seguiu trabalhando como técnico na UFRJ, enquanto cursava mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), época em que se associou ao Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep), da mesma instituição.
No ano de 2011, Lenin Pires ingressou na carreira de magistério superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde tornou-se um dos membros fundadores do Departamento e do curso de Segurança Pública e Social, atuando como coordenador de curso entre 2012 e 2014. Leciona e lecionou também em diversos programas de pós-graduação, dentre eles, o Programa de Pós-graduação em Antropologia, em Direito Constitucional, em Sociologia e Direito, em Justiça e Segurança e na Escola de Governança e Gestão Pública. A última surge como uma iniciativa da Universidade no sentido de transformar as próprias práticas de gestão universitária, estimulando a formação permanente de agentes públicos.
Atualmente Lenin Pires, é Diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC/UFF), pesquisador de Produtividade 2 do CNPq (2020/2023), Jovem Cientista de Nosso Estado da FAPERJ (2019-2022) e pesquisador associado ao Núcleo do Instituto de Estudos Comparados de Administração de Conflitos (INCT-InEAC). É responsável pela instauração e institucionalização do Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (LAESP), no âmbito do INCT-InEAC. Suas pesquisas focalizam os imbricamentos existentes entre conflitos, direitos, práticas e moralidades locais em contextos empíricos classificados como mercados informais, segurança pública e transportes urbanos.
Diante das dificuldades atuais, onde constantes ataques às diversas instituições de ensino ganharam destaque no cenário político, fomentando lógicas neoliberais, a conversa com Lenin procura melhor compreender as responsabilidades da categoria profissional técnicos administrativos na composição da Universidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.