REFLEXÕES SOBRE PRECARIEDADES E REPRODUÇÃO DE DESIGUALDADES NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: ENTREVISTA COM LENIN DOS SANTOS PIRES.

Autores

  • Marilha Gabriela Reverendo Garau
  • Fabio de Medina da Silva Gomes

Palavras-chave:

Precariedades, Desigualdades, Universidade

Resumo

A trajetória do antropólogo Lenin dos Santos Pires nas Instituições de Ensino Superior (IFES) já é de longa data. A caminhada iniciou ainda em 1982, quando Lenin ingressou no curso de Técnico de Química na Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro (CEFETEq). Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre as décadas de 1990 e 2000, atuou como prestador de serviço, técnico de química e foi aluno do curso de graduação em Ciências Sociais. Lenin Pires também foi coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro (SINTUFRJ). Nos anos seguintes, seguiu trabalhando como técnico na UFRJ, enquanto cursava mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), época em que se associou ao Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas (Nufep), da mesma instituição.

No ano de 2011, Lenin Pires ingressou na carreira de magistério superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde tornou-se um dos membros fundadores do Departamento e do curso de Segurança Pública e Social, atuando como coordenador de curso entre 2012 e 2014. Leciona e lecionou também em diversos programas de pós-graduação, dentre eles, o Programa de Pós-graduação em Antropologia, em Direito Constitucional, em Sociologia e Direito, em Justiça e Segurança e na Escola de Governança e Gestão Pública. A última surge como uma iniciativa da Universidade no sentido de transformar as próprias práticas de gestão universitária, estimulando a formação permanente de agentes públicos.

Atualmente Lenin Pires, é Diretor do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (InEAC/UFF), pesquisador de Produtividade 2 do CNPq (2020/2023), Jovem Cientista de Nosso Estado da FAPERJ (2019-2022) e pesquisador associado ao Núcleo do Instituto de Estudos Comparados de Administração de Conflitos (INCT-InEAC). É responsável pela instauração e institucionalização do Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (LAESP), no âmbito do INCT-InEAC. Suas pesquisas focalizam os imbricamentos existentes entre conflitos, direitos, práticas e moralidades locais em contextos empíricos classificados como mercados informais, segurança pública e transportes urbanos.

Diante das dificuldades atuais, onde constantes ataques às diversas instituições de ensino ganharam destaque no cenário político, fomentando lógicas neoliberais, a conversa com Lenin procura melhor compreender as responsabilidades da categoria profissional técnicos administrativos na composição da Universidade.

Biografia do Autor

Marilha Gabriela Reverendo Garau

Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Direito Constitucional pelo Programa de Pós Graduação em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Direito Penal e Política Criminal pela Universidade de Málaga na Espanha. Pesquisadora associada ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-inEAC) e ao Laboratório de Estudos sobre Conflito, Cidadania e Segurança Pública (Laesp).

Fabio de Medina da Silva Gomes

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (2020), com período sanduíche na Universidade de Buenos Aires. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (2015). Bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Pesquisador do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e do Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública (LAESP). Atualmente é professor substituto da Universidade do Estado de Mato Grosso - campus Renê Baubour.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Entrevista