O EXAME MÉDICO PERIÓDICO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Palavras-chave:
Saúde Do Trabalhador, Exame Médico, Servidores Públicos, Promoção Da Saúde.Resumo
Objetivo: compreender as percepções relacionadas ao Exame Médico Periódico (EMP) de servidores públicos de uma Universidade Pública Federal. Métodos: ocorreu uma análise documental por meio de prontuários eletrônicos da instituição, e foram obtidos os dados sociodemográficos, relacionados ao trabalho e ao EMP de docentes e técnicos-administrativos em educação (TAEs) de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo, referentes ao período de 2014 a 2015. Posteriormente, foram selecionados aleatoriamente 12 servidores para a realização de entrevistas individuais e para análise de conteúdo temática. Resultados: de 230 servidores apenas 41 fizeram o EMP. Dos 12 entrevistados, seis eram docentes e seis eram TAEs, com a faixa etária entre 32 e 52 anos. Os depoimentos revelaram a baixa adesão ao EMP, o descontentamento com o modelo biomédico do exame, a pouca preocupação da instituição com a saúde dos servidores, entre outros temas. Conclusão: Há desafios para a adesão ao EMP junto aos servidores e a necessidade de reflexões sobre o tema, visando melhorias.
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