O EXAME MÉDICO PERIÓDICO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Saúde Do Trabalhador, Exame Médico, Servidores Públicos, Promoção Da Saúde.

Resumo

Objetivo: compreender as percepções relacionadas ao Exame Médico Periódico (EMP) de servidores públicos de uma Universidade Pública Federal. Métodos: ocorreu uma análise documental por meio de prontuários eletrônicos da instituição, e foram obtidos os dados sociodemográficos, relacionados ao trabalho e ao EMP de docentes e técnicos-administrativos em educação (TAEs) de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo, referentes ao período de 2014 a 2015. Posteriormente, foram selecionados aleatoriamente 12 servidores para a realização de entrevistas individuais e para análise de conteúdo temática. Resultados: de 230 servidores apenas 41 fizeram o EMP. Dos 12 entrevistados, seis eram docentes e seis eram TAEs, com a faixa etária entre 32 e 52 anos. Os depoimentos revelaram a baixa adesão ao EMP, o descontentamento com o modelo biomédico do exame, a pouca preocupação da instituição com a saúde dos servidores, entre outros temas. Conclusão: Há desafios para a adesão ao EMP junto aos servidores e a necessidade de reflexões sobre o tema, visando melhorias.

 

Biografia do Autor

MARIANA PEREIRA DE SOUZA GUIMARÃES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Possuo graduação em Administração pela Universidade Paulista (1997). Atualmente sou Administradora na Universidade Federal de São Paulo / Campus Baixada Santista / Divisão de Gestão com Pessoas. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente na área de Recursos Humanos. Conclui o Mestrado Profissional na área de Ciências da Saúde. Também realizo trabalho voluntário na unidade escoteira 13º Grupo Escoteiro do Mar Almirante Barroso.

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Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigo