O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS PARA O TRABALHO REMOTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: UM ESTUDO COM SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NA UNILA

Autores

Palavras-chave:

Teletrabalho, tecnologias, universidade

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o trabalho remoto na administração pública federal tendo como estudo de caso a investigação das tecnologias, condições de trabalho e percepções dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE) na UNILA, no período de expediente administrativo especial, devido à pandemia do COVID-19. A pesquisa realizou um estudo de caso, com coleta de dados primários, realizada através de um questionário e conhecimento técnico dos pesquisadores. Para realizar o diagnóstico foi desenvolvido um questionário online e pesquisa documental na instituição da pesquisa.  O estudo mostrou que o trabalho remoto foi conduzido de forma produtiva pelos técnicos e em sintonia com as novas tecnologias da informação que acompanharam as mudanças e inovações, garantindo um bom atendimento aos seus serviços. A pesquisa contribui para que os profissionais de gestão implementem ações estratégicas na melhoria de práticas administrativas, aprimoramento de processos e serviços, buscando a excelência operacional do serviço público.

Biografia do Autor

Marcos Roque da Rosa, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduado em Tecnologia em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua como Técnico de Tecnologia da Informação na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Roberta Soato Arana, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atua como Secretária Executiva na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Eliane Nascimento Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Atua como Professora titular na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu/PR.

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Publicado

2021-06-17

Edição

Seção

Relato de Experiência