A ESTRUTURAÇÃO DE UM PLANO DE CAPACITAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Planejamento, capacitação, competências.Resumo
As ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) possuem um papel estratégico para a melhoria do desempenho dos indivíduos e, consequentemente, para o alcance dos objetivos organizacionais. Aproximar as ações de TD&E das competências requeridas é fundamental para a promoção de maior efetividade da capacitação e justificar o investimento a ela relacionado. Esse artigo trata do processo de construção de um plano de capacitação por competência (PCComp) realizado em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), alinhado a premissas da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) do Governo Federal, instituída pelo Decreto 5.707/2006, bem como a outros instrumentos orientativos institucionais. A partir de uma abordagem qualitativa descritiva, foi realizado um estudo de caso a fim de compreender e descrever o ciclo da capacitação por competências a partir de uma experiência, considerando a avaliação de lacunas de competências, o planejamento e a execução da capacitação e sua avaliação. Identificou-se que o desenvolvimento do ciclo da capacitação por competências auxiliou tanto a área de capacitação interna, no alinhamento entre gaps de competências individuais e ações e programas de TD&E, quanto os servidores públicos vinculados à IFES, os quais obtiveram maior acesso às oportunidades de capacitação promovidas pela Instituição e maior suporte para a elaboração do seu planejamento individual de desenvolvimento.Referências
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