A ESTRUTURAÇÃO DE UM PLANO DE CAPACITAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Bianca Spode Beltrame Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Mateus Dalmoro

Palavras-chave:

Planejamento, capacitação, competências.

Resumo

As ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) possuem um papel estratégico para a melhoria do desempenho dos indivíduos e, consequentemente, para o alcance dos objetivos organizacionais. Aproximar as ações de TD&E das competências requeridas é fundamental para a promoção de maior efetividade da capacitação e justificar o investimento a ela relacionado. Esse artigo trata do processo de construção de um plano de capacitação por competência (PCComp) realizado em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), alinhado a premissas da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) do Governo Federal, instituída pelo Decreto 5.707/2006, bem como a outros instrumentos orientativos institucionais. A partir de uma abordagem qualitativa descritiva, foi realizado um estudo de caso a fim de compreender e descrever o ciclo da capacitação por competências a partir de uma experiência, considerando a avaliação de lacunas de competências, o planejamento e a execução da capacitação e sua avaliação. Identificou-se que o desenvolvimento do ciclo da capacitação por competências auxiliou tanto a área de capacitação interna, no alinhamento entre gaps de competências individuais e ações e programas de TD&E, quanto os servidores públicos vinculados à IFES, os quais obtiveram maior acesso às oportunidades de capacitação promovidas pela Instituição e maior suporte para a elaboração do seu planejamento individual de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Bianca Spode Beltrame, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Especialização em Administração Pública Contemporânea pela UFRGS (2018); graduação em Administração de Empresas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2011) e graduação em Direito pela Universidade Franciscana (2006); MBA em Gestão de Pessoas, com formação para o Magistério Superior, pela Universidade Anhanguera/Rede LFG (2012) e Mestrado em Direção de Recursos Humanos pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales/UCES/Buenos Aires (2015), reconhecido pelo Programa de Pós Graduação da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e Gestão de Organizações Públicas.

Mateus Dalmoro

Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Engenharia de Produção e Graduado em Administração pela UFRGS.

Referências

AGUINIS, Herman; KRAIGER, Kurt. Benefits of training and development for individuals and teams, organizations, and society. Annual review of psychology, v. 60, p. 451-474, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Panorama

do Treinamento no Brasil, 2016. Disponível em:

. Acesso em 07/01/2018.

BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. O suporte oferecido pela pesquisa na área de treinamento. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 26, n. 4, 1991.

BERGUE, S. T. Gestão de Pessoas em Organizações Públicas. 2. ed. rev. e atual. Caxias do Sul: Educs, 2007.

. Gestão estratégica de pessoas no setor público. EDa Atlas SA, 2014.

BORGES-ANDRADE, Jairo E. Avaliação integrada e somativa em TD&E. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas, p. 343-358, 2006.

BRANDÃO, Soraya Monteiro; BRUNO-FARIA, Maria de Fátima. Barreiras à inovação em gestão em organizações públicas do governo federal brasileiro: análise da percepção de dirigentes. 2017.

BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patricia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179- 194, 2005.

; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de competências e gestão de desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo

construto? Revista de Administração de empresas, v. 41, n. 1, p. 8-15, 2001. Disponível em: . Acesso em: 21 de junho de 2017.

FEDERAL, Brasil Supremo Tribunal et al. Constituição da república federativa do Brasil. Supremo Tribunal Federal, 1988.

BRASIL. Decreto n. 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, n. 40, 2006.

. Decreto n. 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, (40), 2006b.

. Decreto n. 94.664, de 23 de Julho de 1987. Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos [PUCRCE], 1987. Disponível em:

. Acesso em: 02 de set. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. 2005.

, Lei Nº. 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, 1987.

BRUCHÊZ, Alice Munz et al. Metodologia de pesquisa de dissertações sobre inovação: Análise bibliométrica. Desafio Online, v. 6, n. 1, 2018.

CAMÕES, Marizaura Reis de Souza; MENESES, Pedro Paulo Murce. Gestão de pessoas no governo federal: análise da implementação da política nacional de desenvolvimento de pessoal. 2016.

CARVALHO, Antônio Ivo de et al. Escolas de governo e gestão por competências: mesa- redonda de pesquisa-ação. 2009.

CAVALCANTE, Keliane; DA SILVA, Anielson Barbosa. As Implicações da capacitação nas crenças de Autoeficácia de Gestores técnico-Administrativos de uma Instituição federal de educação superior. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 10, n. 3, p. 474-492, 2017.

FLEURY, Maria Tereza Leme; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001.

FONSECA, João José Saraiva. Apostila de metodologia da pesquisa científica. João José Saraiva da Fonseca, 2002.

FREITAS, IA De; BRANDÃO, Hugo Pena. Trilhas de aprendizagem como estratégia de TD&E. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: fundamentos para a gestão de pessoas, p. 97-113, 2006.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, p. 65-71, 1995.

GROSSMAN, Rebecca; SALAS, Eduardo. The transfer of training: what really

matters. International Journal of Training and Development, v. 15, n. 2, p. 103-120, 2011.

HONDEGHEM, Annie; HORTON, Sylvia; SCHEEPERS, Sarah. Modelos de gestão por competências na Europa. Revista do Serviço Público, v. 57, n. 2, p. 241-258, 2014.

KILIMNIK, Zélia Miranda; SANT’ANNA, Anderson de Souza. Modernidade organizacional, políticas de gestão de pessoas e competências profissionais. Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho. Porto Alegre (RS): Artmed, p. 85-113, 2006.

LEAL, Anne Pinheiro. Treinamento, Desenvolvimento e Educação Corporativa: a qualificação como instrumento de subordinação do trabalho ao capital. In: SOBOLL, Lis Andrea; SILVA, Deise Luiza da. Gestão de Pessoas: armadilhas da organização do trabalho. São Paulo: Atlas, 2014.

LE BOTERF, Guy. Competénce et navigation professionnelle. Paris, Les Éditions d'Organisation. Formation Emploi, v. 65, n. 1, p. 124-124, 1999.

LIMA, Claudia Maria Pereira de; ZAMBRONI-DE-SOUZA, Paulo César; ARAÚJO, Anísio José da Silva. La Gestión del Trabajo y los Retos de la Competencia: una Contribución de Philippe Zarifian. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 35, n. 4, p. 1223-1238, 2015.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. In: Como fazer projetos, relatorios, monografias, dissertacoes e teses. 2003. p. 190.

PILATI, Ronaldo. História e importância de TD&E. Treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho: Fundamentos para a gestão de pessoas, p. 159- 176, 2006.

PIRES, Alexandre Kalil et al. Gestão por competências em organizações de governo. 2005.

PRAHALAD, Coimbatore K.; HAMEL, Gary. The core competence of the corporation.

In: Strategische unternehmungsplanung—strategische unternehmungsführung. Springer, Berlin, Heidelberg, 2006. p. 275-292.

RIBEIRO, José Luis Duarte et al. Mapeamento do Perfil de Trabalho. Modelo Integrado de Transformação Institucional: o caso do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior / Hélio Henkin, organizador – Porto Alegre: UFRGS/CEGOV, 2014.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pós-Graduação-Metodologia-Pesquisa Social: Métodos e Técnicas-Métodos Quantitativos e Qualitativos-Capitulo 5. Editora ATLAS SA-2015-São Paulo, 2017.

RUAS, Roberto et al. Gestão por competências: uma contribuição à estratégia das organizações. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, p. 34-54, 2005.

SCHIKMANN, Rosane. Gestão estratégica de pessoas: bases para a concepção do curso de especialização em gestão de pessoas no serviço público. Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP, p. 11-28, 2010.

SILVA, Maria Cristina. Capacitação para a gestão por competências. In: LEVY, E.; DRAGO,

P.A. (org). Gestão pública no Brasil contemporâneo. São Paulo: Fundap, Casa Civil, 2005.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: LED/UFSC, 2005.

TRAINING. Training industry report, November/December 2016. Disponível em: https://trainingmag.com/trgmag-article/2o16-training-industry-report. Acesso em 07/01/2018.

UFRGS. Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026). Disponível em:

. Acesso em 17/09/2018.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. Atlas, 2012.

XERXENEVSKY, Luciane Lewis; TUTIKIAN, Fernanda; BERGUE, Sandro Trescastro. Mapeamento de competências em um contexto de reestruturação organizacional: o caso da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento-AGDI. Revista Estudos Legislativos, n. 10, 2016.

YIN, Robert K. Estudo de Caso-: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.

ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica; tradução. Maria Helena, v. 100, p. V, 2001.

ZARIFIAN, Philippe. O modelo da competência: trajetória histórica, desafios atuais e propostas. São Paulo, SP: SENAC, 2010.

Downloads

Publicado

2021-01-12

Edição

Seção

Artigo