PLANO DE AÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O CARGO TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Adriana Manzolillo Sanseverino Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) / Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Carlos Francisco Simões Gomes Departamento de Engenharia de Produção / Universidade Federal Fluminense (UFF).

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Cargo Público, Universidade, Técnico em Assuntos Educacionais.

Resumo

Nas Instituições Federais de Ensino, as atribuições do cargo Técnico em Assuntos Educacionais referem-se ao processo educativo e, por isso, a graduação em Pedagogia ou outra Licenciatura é exigida. Entretanto, os servidores têm desempenhado tarefas administrativas. Este artigo constitui a etapa final de uma pesquisa sobre a atuação do Técnico em Assuntos Educacionais e seu objetivo é elaborar um plano de ação para o cargo. O referencial teórico inclui estudos sobre gestão de pessoas e sobre a universidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados aplicados em etapas anteriores contribuíram para a elaboração do plano, assim como a ferramenta de gestão da qualidade 5W1H. As contribuições desta pesquisa podem orientar gestores e profissionais, definindo o papel do Técnico em Assuntos Educacionais.

Biografia do Autor

Adriana Manzolillo Sanseverino, Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) / Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Carlos Francisco Simões Gomes, Departamento de Engenharia de Produção / Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2017-05-26

Edição

Seção

Artigo