BEM-ESTAR NO TRABALHO, COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS COM SUA ATIVIDADE
Palavras-chave:
Bem-Estar, Comprometimento com o Trabalho, Valores, Técnicos Administrativos.Resumo
O presente estudo visou a apreender, sob o ponto de vista dos parâmetros bem-estar, comprometimento e satisfação, aspectos do trabalho dos técnicos administrativos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Seu objetivo principal foi analisar como as relações entre bem-estar no trabalho, comprometimento e satisfação constituem-se como fatores importantes para o cotidiano laboral na Faculdade. Para tanto, foi utilizado um questionário, respondido por dezenove participantes, baseado nas escalas de comprometimento organizacional afetivo; de comprometimento organizacional calculativo; e de comprometimento organizacional normativo, validadas estatisticamente por Siqueira em 1995; e na escala normativa, validada por Siqueira em 2000. Recorreu-se ainda à escala de bem-estar no trabalho, validada por Pachoal e Tamayo em 2008, e à escala de satisfação no trabalho, validada por Siqueira, também em 1995. Os resultados obtidos revelaram que o bem-estar na atividade dos servidores tem sido proporcionado em função de um comprometimento via satisfação com chefia, colegas e natureza do trabalho, não consistindo em satisfações com a carreira técnico-administrativa em si ou com projetos profissionais e sociais coletivamente mais amplos, caracterizando a instituição como um local em que não está sendo possível a construção de metas organizacionais com prevalência de valores e satisfações circunscritos a relações interpessoais. Após a realização desta pesquisa, observou-se claramente a necessidade de realização de estudos posteriores que atentem para a hipótese que emerge dos resultados obtidos, bem como que envolvam o público docente, também protagonista na unidade em foco.
Referências
ALBUQUERQUE, A. S.; TRÓCCOLI, B. T. Desenvolvimento de uma escala de bem-estar subjetivo. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 20, n. 2, p. 153-164, 2004.
DEMO, G. Comprometimento no trabalho: uma síntese do estado da arte e uma revisão da produção nacional. Revista Psicologia: organizações e trabalho, Brasília, v. 3, n. 2, p. 185-213, 2003.
______. Políticas de gestão de pessoas nas organizações: papel dos valores pessoais e da justiça organizacional. 2. ed., São Paulo: Atlas, 2008.
GOULART, I. B.; SAMPAIO, J. R. Psicologia do trabalho e gestão de recursos humanos: estudos contemporâneos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. 288p.
MARQUEZE, E. C.; MORENO, C. R. de C. Satisfação no trabalho: uma breve revisão. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 30, n. 112, p. 69-79, jul./dez. 2005.
MEYER, J. P.; ALLEN, N. J. A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resource Management Review, JAI Press, Ontário, Canadá, v. 1, n. 1, p. 61-89, spring 1991.
MOWDAY, R. T.; PORTER, L. W.; STEERS, R. M. Employee-Organization Linkages: the psychology of commitment, absenteeism and turnover. New York: Academic Press, 1982.
NUNES, P. Psicologia positiva (2007). In: O portal do psicólogos. Disponível em:. Acesso em: 26 set. 2008.
PASCHOAL, T.; TAMAYO, A. A construção e validação da escala de bem-estar no trabalho. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 11-22, abr. 2008.
PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO (PCCTAE). Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm>. Acesso em: 06 dez. 2016.
SIQUEIRA, M. M. M.; PADOVAN, V. A. R. Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar no trabalho. Psicologia: teoria e pesquisa, Brasília, v. 24, n. 2, p. 201-209, jan./mar. 2008.
TRALDI, M. T. F. Comprometimento, bem-estar e satisfação no trabalho: a experiência dos professores de Administração da Universidade de Brasília. 2009. 89 f. Monografia (bacharelado)-- Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Brasília, 2009.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 433-466, set./dez. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.