BEM-ESTAR NO TRABALHO, COMPROMETIMENTO E SATISFAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS COM SUA ATIVIDADE

Autores

  • Cirene Souza Vespasiano Universidade Federal de Minas Gerais
  • Andre Carvalho Bandeira Mendes Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Bem-Estar, Comprometimento com o Trabalho, Valores, Técnicos Administrativos.

Resumo

O presente estudo visou a apreender, sob o ponto de vista dos parâmetros bem-estar, comprometimento e satisfação, aspectos do trabalho dos técnicos administrativos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH/UFMG). Seu objetivo principal foi analisar como as relações entre bem-estar no trabalho, comprometimento e satisfação constituem-se como fatores importantes para o cotidiano laboral na Faculdade. Para tanto, foi utilizado um questionário, respondido por dezenove participantes, baseado nas escalas de comprometimento organizacional afetivo; de comprometimento organizacional calculativo; e de comprometimento organizacional normativo, validadas estatisticamente por Siqueira em 1995; e na escala normativa, validada por Siqueira em 2000. Recorreu-se ainda à escala de bem-estar no trabalho, validada por Pachoal e Tamayo em 2008, e à escala de satisfação no trabalho, validada por Siqueira, também em 1995. Os resultados obtidos revelaram que o bem-estar na atividade dos servidores tem sido proporcionado em função de um comprometimento via satisfação com chefia, colegas e natureza do trabalho, não consistindo em satisfações com a carreira técnico-administrativa em si ou com projetos profissionais e sociais coletivamente mais amplos, caracterizando a instituição como um local em que não está sendo possível a construção de metas organizacionais com prevalência de valores e satisfações circunscritos a relações interpessoais. Após a realização desta pesquisa, observou-se claramente a necessidade de realização de estudos posteriores que atentem para a hipótese que emerge dos resultados obtidos, bem como que envolvam o público docente, também protagonista na unidade em foco.

 

Biografia do Autor

Cirene Souza Vespasiano, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); especialização em Psicologia do Trabalho; especialização em Gestão de Instituições Federais de Ensino Superior; e graduação em Psicologia pela UFMG. Atualmente é Técnica em Educação na UFMG e Assessora Administrativa/Acadêmica do Centro de Capacitação e Pesquisa em Projetos Sociais da UFMG (CECAPS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Atua como gestora administrativa de projetos de ensino, extensão e pesquisa no CECAPS/FAFICH/UFMG. 

Andre Carvalho Bandeira Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestrado em Estudos do Lazer (interdisciplinar) pela UFMG, com pesquisa sobre jovens trabalhadores; e especialização e outras formações na área de Gestão de Projetos. Atualmente trabalha como psicólogo no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFMG. Faz parte do corpo docente do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (GIFES). É membro da Sociedade Brasileira de História da Psicologia e do Grupo de Estudos em Sociologia e Pedagogia do Esporte e do Lazer (GESPEL).

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Publicado

2017-05-26

Edição

Seção

Artigo