REALIZAÇÃO DE PROJETOS COM AS CRIANÇAS DA EEI-UFRJ: UMA POSSIBILIDADE PARA A ATUAÇÃO DOS TÉCNICOS EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Autores

  • Michele Morgane de Melo Mattos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fabiana Maria de Oliveira Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Edmilson dos Santos Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Vivian Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave:

Técnico em Assuntos Educacionais, EEI-UFRJ, Atuação, Projetos.

Resumo

O cargo de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE) tem como requisito o curso de nível superior em Pedagogia ou Licenciaturas, cujas atribuições estão relacionadas ao processo educativo. Este trabalho tem como objetivo destacar a experiência de atuação dos TAEs lotados na Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI-UFRJ) realizando/coordenando projetos com as crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade, como atividades complementares à prática docente. A metodologia utilizada é o relato de experiência. Como resultado, percebe-se que a realização de projetos é uma possibilidade de atuação do TAE sem fugir de suas atribuições, que são de natureza pedagógica e relacionadas ao processo educativo.

Biografia do Autor

Michele Morgane de Melo Mattos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia. É Técnica em Assuntos Educacionais da Escola de Educação Infantil da UFRJ, no setor de Nutrição. Atua na área de Educação Alimentar e Nutricional.

Fabiana Maria de Oliveira Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Pedagogia e especialização em Psicopedagogia. É Técnica em Assuntos Educacionais da Escola de Educação Infantil da UFRJ e Coordenadora do Projeto Ateliê. Atua no ensino de Artes na educação infantil.

Edmilson dos Santos Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

É doutorando em Educação pela UFRJ. Possui mestrado em Educação, graduação em Pedagogia e licenciatura em Ciências Biológicas. É Técnico em Assuntos Educacionais da Escola de Educação Infantil da UFRJ e Coordenador do Clube de Ciências. Atua em educação para as relações étnico-raciais e ensino de Ciências.

Vivian Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia e mestrado em Educação. É Técnica em Assuntos Educacionais da Escola de Educação Infantil da UFRJ e Coordenadora dos Projetos de Inserção e Transição. Atua no campo da Educação Infantil e garantia de direitos para infância e adolescência.

Referências

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Publicado

2017-05-26

Edição

Seção

Relato de Experiência