AÇÕES DE MEDIAÇÃO DA LEITURA E DA INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES: UM OLHAR SOBRE AS BIBLIOTECAS DOS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DAS IFES

Autores

  • Tatyanne Christina G. Ferreira Valdez Bibliotecária do Colégio de Aplicação da UFRJ.
  • Alberto Calil Junior Professor Adjunto IV da Escola de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Mediação da Leitura, Mediação da Informação.

Resumo

A compreensão que a biblioteca escolar pode contribuir para o processo ensino-aprendizagem permite evidenciar alguns fatores essenciais para uma ação educativa eficaz: as ações de mediação da leitura e da informação. Deste modo, o trabalho tem como objetivo apresentar o andamento de uma pesquisa sobre as ações de mediação da leitura e da informação que são desenvolvidas pelas bibliotecas dos colégios de aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A pesquisa possui um caráter exploratório e, assim, para obter os dados concernentes aos assuntos propostos, foi necessário fazer um levantamento documental sobre os conceitos de mediação da leitura, mediação da informação e biblioteca escolar. No que concerne à pesquisa de campo, propõe-se a verificação das ações de mediação da leitura e da informação pelas bibliotecas e se existe a parceria dos professores e de que forma acontece esse trabalho em conjunto entre biblioteca e sala de aula. Desta maneira, para alcançar os propósitos deste trabalho, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e fechadas. Constatou-se nesta pesquisa um baixo número de atividades que contemplam a mediação da informação nas bibliotecas escolares dos colégios de aplicação. A literatura aponta que ações de mediação da leitura e da informação na biblioteca escolar contribuem para a aprendizagem dos alunos, sendo fundamental a realização das mesmas para as bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES cumprirem o seu papel educativo, social e cultural na comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

Tatyanne Christina G. Ferreira Valdez, Bibliotecária do Colégio de Aplicação da UFRJ.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2008). Mestrado Profissional em Biblioteconomia pela UNIRIO (2015). Especialista em Formação de Leitores com ênfase em Ação Cultural em Bibliotecas Escolares (2012). Tem experiência na área de Artes Cênicas, além de ser contadora de história. Trabalhou na Biblioteca Pública Municipal de Angra dos Reis, onde realizou projetos de incentivo à leitura. Atualmente, é Bibliotecária do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro correspondente do Ateneu Angrense de Letras e Artes.

Alberto Calil Junior, Professor Adjunto IV da Escola de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da UNIRIO

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1993). Mestrado (2004) e Doutorado (2009) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Estudos e Processos Biblioteconômicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), lecionando disciplinas no curso de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia, do qual é membro. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Biblioteconomia, principalmente nos seguintes temas: Fontes de Informação, Mediação, Letramento Informacional e Antropologia do Ciberespaço. Líder do Grupo de Pesquisa Biblioteca Pública no Brasil: reflexão e prática, desenvolvendo pesquisas sobre Bibliotecas Públicas e sobre mediações sociotécnicas nos ambientes informacionais. Membro da Câmara de Pesquisa da UNIRIO.

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Publicado

2017-05-26

Edição

Seção

Artigo