CONFLITOS NO AMBIENTE DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NACIONAIS ENTRE 2010 E 2014

Autores

Palavras-chave:

Tipos de Conflitos, Conflitos nas Instituições Públicas, Estratégias de Gestão de Conflitos

Resumo

O estudo sobre o tema "conflito" é de extrema relevância para os processos de melhoria de gestão e do ambiente institucional, especialmente o ambiente público, rico em ideias e culturas, assim como interesses divergentes. Neste sentido, o objetivo deste artigo foi verificar se o tema "conflito" está sendo abordado a partir do panorama de produções acadêmicas nacionais, publicadas entre 2010 e 2014, e descrever os tipos de conflitos que se destacam, principalmente nas instituições públicas superior de ensino. Este trabalho foi desenvolvido através da análise de base bibliométrica, a qual se fundamenta na pesquisa das principais publicações de um determinado assunto, selecionadas por meio do monitoramento e da descrição dos registros a partir de suas frequências. Foram considerados para a pesquisa cinco edições do Encontro da ANPAD (EnANPAD) e três edições (2012, 2013 e 2014) do Colóquio Internacional de Gestão Universitária -- CIGU. Os dados revelaram que este é um tema polêmico e de difícil abordagem, corroborando com os poucos estudos encontrados nos últimos cinco anos nos periódicos e anais pesquisados. Em relação às instituições de ensino superior, sugere-se pesquisar mais nesse espaço acadêmico com o objetivo de se obter uma maior interação com os aspectos administrativos das instituições.

Biografia do Autor

Carla Ionara Xavier da Silveira Cardoso, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Pós-Graduação em Nutrição para o Fitness e Alto Rendimento pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2005). Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição: Gastronomia e Hotelaria pela Universidade Potiguar (2010). Mestrado Profissional em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (2016).

Wilza Maria Aparecida de Melo Estrella, Universidade Federal de Pernambuco

Psicóloga. Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (2010); Especialista em Gestão e Inovação Organizacional em Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é Assessora do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Pernambuco e Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

ALMEIDA, V. S.; VASCONCELOS, I. F.F.G.;VARELA, C. A. Formas de negociação, cooperação e conflito no setor público: a análise estratégica do setor de suprimentos da Secretaria de Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos de Barueri de acordo com o modelo de Michel Crozier. V Encontro de Administração Pública e Governo. Salvador, BA, nov. 2012.

CARVALHO, C. A.; VIEIRA, M. M. F. O poder nas organizações. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

CHAUÍ, M. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. n. 24, p. 5-15, set.-dez. 2003.

ELIAS, L.; DALMAU, M. B. L.;BERNARDINI, I. de S. A importância da gestão de conflitos nas relações de trabalho: um estudo de caso na Secretaria de Saúde de Biguaçu/SC. Disponível em:<http://gsp.cursoscad.ufsc.br/wp/wp-content/uploads/2013/03/Artigo_07.pdf>. Acesso em 13 set. 2015.

FALQUETO, J. M.; FARIAS, J. A trajetória e a funcionalidade da universidade pública brasileira. Revista Gestão Universitária na América Latina (GUAL), v. 6, n. 1, p. 22-41, jan. 2013.

FRANÇA, C. B.; LOURENÇO, P. R. Diversity and intragroup conflict at work: an empirical study in Portugal. Revista de Administração Mackenzie. São Paulo, SP, v. 11, n. 3, p. 130-158, maio/jun. 2010.

MARTINS, M. C. F.; ABAD, A. Z.; PEIRÓ, J. M. Conflitos no ambiente organizacional. In: SIQUEIRA M. M. (Org.). Novas medidas do comportamento: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014. p. 132-146.

MATIAS, E. dos A. N. O papel do gestor na mediação de conflitos em instituições de ensino superior. (Dissertação) 99f. 2008. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF.

MOREIRA, K. D. A mediação como método de resolução de conflitos interpessoais na Universidade Federal de Santa Catarina. (Dissertação) 274f. 2012. Programa de Mestrado Profissional em Administração Universitária, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

NASCIMENTO, T. A. C.; SIMÕES, J. M. A gestão de conflitos interpessoais nas organizações públicas de ensino profissionalizante: uma análise da experiência de Nova Iguaçu-RJ. XXXIV Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Rio de Janeiro-RJ, 25 a 29 de setembro de 2010.

ROBBINS, S. P. ; JUDGE, A. T.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Tradução Rita de Cássia Gomes. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Revista Ciência da Informação [online], v. 31,n. 2, p.369-379, 2002.

VERGARA, S. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigo