AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Rosane Cristina Piedade Tamada, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

Resumo


Este artigo teve como objetivo mapear competências através da aplicação de instrumento de autoavaliação de servidores de um campus de uma universidade federal na região sudeste. Tratou-se de estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa, levantamento do tipo survey, com a disponibilização do instrumento de avaliação na ferramenta Google Docs® para 104 colaboradores. O questionário foi constituído pelos 5 fatores obrigatórios e pelos 5 fatores opcionais estabelecidos na Orientação Normativa nº 07/2011, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Para cada competência foram descritos os referenciais de desempenho esperado dos servidores. Vinte e cinco responderam à pesquisa. Os servidores se autoavaliaram positivamente em todas as competências. Houve correlação entre a competência “capacidade de autodesenvolvimento” e a escolaridade dos servidores. As menores médias foram observadas nas competências “capacidade de autodesenvolvimento”, “conhecimento de métodos e técnicas” e “flexibilidade às mudanças”.

Palavras-chave


Gestão de Pessoas; Avaliação de Desempenho; Competência Profissional; Instituição Federal de Ensino Superior.

Texto completo:

PDF

Referências


BANDEIRA, Marina. Análise de dados, cronograma, orçamento, pertinência, considerações éticas. Texto 10 da Disciplina Métodos de Pesquisa Quantitativa do Departamento de Psicologia. Universidade Federal de São João Del Rey, [200-] Disponível em: http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapsam/Texto-10--ANALISE%20DE%20DADOS.pdf Acesso em 17 ago. 2018.

BRANDÃO, Hugo Pena, BAHRY, Carla Patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005.

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho: tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p.8-15, 2001.

BRANDÃO, H. P.; ZIMMER, M. V.; PEREIRA, C. G.; HOLANDA, F. M. A.; COSTA, H. V.; CARBONE, P. P.; ALMADA, V. F. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard e a avaliação 360 graus. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, p. 875-898, 2008.

BRASIL. Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5825.htm. Acesso em 04 ago. 2018.

BRASIL. Decreto nº 7.133, de 19 de março de 2010. Regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento das gratificações de desempenho de que tratam as Leis nos 9.657, de 3 de junho de 1998, 10.484, de 3 de julho de 2002, 10.550, de 13 de novembro de 2002, 10.551, de 13 de novembro de 2002, 10.682, de 28 de maio de 2003, 10.768, de 19 de novembro de 2003, 10.871, de 20 de maio de 2004, 10.883, de 16 de junho de 2004, 11.046, de 27 de dezembro de 2004, 11.090, de 7 de janeiro de 2005, 11.095, de 13 de janeiro de 2005, 11.156, de 29 de julho de 2005, 11.171, de 2 de setembro de 2005, 11.233, de 22 de dezembro de 2005, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 11.355, de 19 de outubro de 2006, 11.356, de 19 de outubro de 2006, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.890, de 24 de dezembro de 2008, e 11.907, de 2 de fevereiro de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7133.htm. Acesso em 16 ago. 2018.

BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a reestruturação do plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação, no âmbito das instituições federais de ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm. Acesso em: 17 ago. 2018.

BRASIL. Lei nº 1.784, de 22 de setembro de 2008. Dispõe sobre a reestruturação de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005, entre outras, institui sistemática para avaliação de desempenho dos servidores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-010/2008/lei/l11784.htm. Acesso em 16 ago. 2018.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Orientação Normativa nº 07, de 31 de agosto de 2011. Estabelece diretrizes para a avaliação de desempenho individual e institucional e o pagamento das gratificações de desempenho a que se refere o Decreto nº 7.133, de 19 de março de 2010. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 01 set. 2011. Disponível em: http://www.in.gov.br. Acesso em: 18 ago. 2018.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão Pública. Manual de Orientação para a Gestão do Desempenho. Brasília: MPOG, 2013. Disponível em:http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/segep/Manual_Orientacao_para_Gestao_Desempenho.pdf. Acesso em 17 ago. 2018.

CARBONE, Pedro Paulo; TONET, Elena Correa; BRUNO, Jorge Renato da Silva et al. Gestão por competências. Rio de Janeiro: FGV, 2016.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de Pessoas. Modelo, Processos, Tendências e Perspectivas. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.

FERNANDES, Bruno Henrique Rocha. Gestão Estratégica de Pessoas com Foco em Competência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

HOLLANDER, Myles; WOLFE, Douglas A. Nonparametric Statistical Methods. New York: John Wiley & Sons, 1973.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing, 2014. Disponível em: http://www.R-project.org/. Acesso em 08 ago. 2015.

SAKAMOTO, C. A. C.; FERREIRA, B. F.; ZACHARIAS, C. G.; SILVA, J. C.; ALVES, P.; RODRIGUES, H. G.; KAPPEL, L. B. As competências dos Assistentes em Administração no serviço público federal: um estudo de caso no IFTM. Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 37, p. 53-79, 2014.

SENA, Gabriel Astoni. Gestão por Competências na Administração Pública: Revisão de Trabalhos Acadêmicos no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 36, 2012, Rio de Janeiro. Anais.... Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, 2012. p. 1 - 12. Disponível em:

http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnANPAD/enanpad_2012/GPR/Tema10/2012_GPR776.pdf. Acesso em: 16 ago. 2018.

SILVA, C. S. S.; PINTO, C. C.; MOURA, H. N.; ARANTES, B. O. O Papel da 'Avaliação de Desempenho por Competências' no Estado de Minas Gerais Segundo a Perspectiva dos Servidores Públicos Estaduais. Caderno Profissional de Administração da UNIMEP, v. 8, n. 1, p. 69-90, 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Departamento de Informática e Estatística. Conceitos elementares de estatística. Apresenta os principais conceitos necessários para a utilização de métodos estatísticos na resolução de problemas. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~marcelo/intro.html. Acesso em: 08 ago. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Núcleo de Avaliação e Movimentação Funcional. Relatório síntese da aplicação do programa de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSM - etapa 2012. Santa Maria: UFSM; 2012. Disponível em: http://coral.ufsm.br/progep/arquivos/relatorio_final_AD_2012.pdf. Acesso em 17 ago. 2018.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal. Laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional. Relatório do 3º ciclo do Mapeamento de Competências da UFPA. Belém: UFPA; 2017. Disponível em: http://progep.ufpa.br/progep/images/docs/mapec/Relatorio-MAPEC.pdf. Acesso em 18 ago. 2018.

VIALI, Lori. Apostila de testes de hipótese não paramétricos. Disciplina Análise Estatística Não Paramétrica. Departamento de Estatística. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em: http://www.mat.ufrgs.br/~viali/estatistica/mat2282/material/apostilas/Testes_Nao_Parametricos.pdfAcesso em 18 ago. 2018.

WICKHAM, Hadley. ggplot2: Elegant Graphics for Data Analysis. New York: Springer, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Práticas em Gestão Pública Universitária

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

INDEXADORES E DIRETÓRIOS

Google Acadêmico | sumários.org  | LivRe! | Diadorim | Latindex | DOAJ | Miguilim