AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Avaliação de Desempenho, Competência Profissional, Instituição Federal de Ensino Superior.

Resumo

Este artigo teve como objetivo mapear competências através da aplicação de instrumento de autoavaliação de servidores de um campus de uma universidade federal na região sudeste. Tratou-se de estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa, levantamento do tipo survey, com a disponibilização do instrumento de avaliação na ferramenta Google Docs® para 104 colaboradores. O questionário foi constituído pelos 5 fatores obrigatórios e pelos 5 fatores opcionais estabelecidos na Orientação Normativa nº 07/2011, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Para cada competência foram descritos os referenciais de desempenho esperado dos servidores. Vinte e cinco responderam à pesquisa. Os servidores se autoavaliaram positivamente em todas as competências. Houve correlação entre a competência “capacidade de autodesenvolvimento” e a escolaridade dos servidores. As menores médias foram observadas nas competências “capacidade de autodesenvolvimento”, “conhecimento de métodos e técnicas” e “flexibilidade às mudanças”.

Biografia do Autor

Rosane Cristina Piedade Tamada, Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Administração Pública - EAESP - Fundação Getúlio Vargas (1992). Especialista em Negociação Coletiva pela UFRGS (2011). Mestre (2015) e Doutora (2020) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Administradora e Assessora de Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem - GEPAG, credenciado no CNPq. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. Desenvolve estudos e pesquisas em gestão baseada em competências com foco no setor público.

 

 

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira graduada e licenciada pela Faculdade Adventista de Enfermagem, Especialização em Administração Hospitalar, Mestrado em Enfermagem, Doutorado em Saúde Pública e Livre Docência em Administração em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada Livre Docente aposentada do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Desenvolve estudos e pesquisas através do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem - GEPAG, credenciado no CNPq, em fundamentos e práticas de administração, competências gerenciais e ensino de enfermagem.

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Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigo