INCENTIVO À QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: DO PONTO DE VISTA LEGAL À PRÁTICA EM UMA IFES

Autores

  • Clarice Schmidt Universidade Federal do Rio Grande
  • Priscila Thiel Gabe Universidade Federal do Rio Grande
  • Flávia Regina Czarneski Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Administração Pública, Administração Universitária, Técnico-Administrativos em Educação, Gestão de Pessoas, Incentivo à Qualificação.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a aplicação da legislação que normatiza a concessão do IQ dos servidores TAEs de uma IFES, verificando se o anexo III do Decreto nº 5.824/2006, que relaciona as áreas de conhecimento dos cursos de educação formal, está de acordo com o disposto pelo MEC, bem como a sua relação com a qualificação e carreira dos servidores TAEs. A pesquisa é do tipo qualitativa, descritiva, aplicada à prática, tratando-se de um estudo de caso, no qual a coleta e análise de dados se deu por meio de pesquisa documental. A análise dos resultados foi realizada com base nos pareceres de concessão de IQ aos servidores TAEs da IFES pesquisada e na legislação pertinente. A partir dos resultados, formulou-se quatro categorias: I - congruência entre a definição das áreas de conhecimento do anexo III do Decreto nº 5.824/2006 e as áreas definidas pelo MEC; II - área do conhecimento não prevista no anexo III do Decreto nº 5.824/2006; III - discrepância entre o anexo III do Decreto nº 5.824/2006 e as áreas definidas pelo MEC; IV - distribuição da área de conhecimento nos ambientes organizacionais incompatível com as atividades na administração pública. Assim, concluiu-se que as situações encontradas em três das categorias demonstram uma desatualização do anexo III do Decreto 5.824/2006, o que interfere negativamente na carreira dos servidores, além de dificultar a aplicação da legislação por parte da gestão de pessoas.

Biografia do Autor

Clarice Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda no Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui Especialização em Administração de Pessoas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015); Graduação em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014). Servidora pública federal, Assistente em Administração na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PRODEGESP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão Pública.

Priscila Thiel Gabe, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda no Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui Especialização em Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas, pelo SENAC (2016); Graduação pela Universidade Católica de Pelotas (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão de processos e rotinas financeiras.

Flávia Regina Czarneski, Universidade Federal do Rio Grande

Pós Doutora em Engenharia Oceânica pela COPPE/UFRJ; Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atua nos cursos: Graduação em Administração; Especialização (lato sensu) em Gestão Pública Municipal; Mestrado em Administração Pública (PROFIAP) e Mestrado em Contabilidade (PPGCont / ICEAC / /FURG). Linhas de pesquisa: Pesquisa em Administração e Contabilidade; Gestão Estratégica de Pessoas; Inovações Gerenciais; Mudanças Organizacionais e Indicadores de Desempenho.

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Publicado

2021-11-27

Edição

Seção

Artigo