PERFIL, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS (AS) EGRESSOS (AS) DOS CURSOS DE GESTÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFPR - SETOR LITORAL

Clovis Wanzinack, Daniela Resende Archanjo

Resumo


Este estudo empreendeu descrever e refletir sobre o perfil, perspectivas e desafios dos/as egressos/as dos cursos de Gestão Pública e Administração Pública da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. A metodologia da pesquisa possui caráter quantitativo e qualitativo de análise descritiva através de um questionário online aplicado entre agosto a dezembro de 2020. Dos/as 107 acadêmicos/as formados/as entre 2012 a 2019, foram obtidas 73 respostas, o que corresponde a 68,2% dos/as egressos/as no período. Como principais resultados temos: idade predominante jovem no momento da conclusão, entre 21 a 30 com 61,7%; no quesito gênero maioria formada por mulheres com 61,7%; importância ao acesso da bolsa auxílio permanência no decorrer do curso sendo utilizada por 52%, acadêmicos/as; aumento na inserção do mundo do trabalho em 47,7%; aumento na renda salarial sendo que em algumas faixas salariais proporcionais chegando a ser a cima de 400%. Conhecer e compreender o perfil, suas perceptivas e quais desafios que o/a egresso/a percorre pode fornece ferramentas importantes para construção e elaboração de planos de pedagógicos mais voltado com a realidade local em que os/as acadêmicos/as se inserem.


Palavras-chave


Administração Pública; Gestão Pública; Universidade; Educação; Avaliação.

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