PERFIL, PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS (AS) EGRESSOS (AS) DOS CURSOS DE GESTÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFPR - SETOR LITORAL
Palavras-chave:
Administração Pública, Gestão Pública, Universidade, Educação, Avaliação.Resumo
Este estudo empreendeu descrever e refletir sobre o perfil, perspectivas e desafios dos/as egressos/as dos cursos de Gestão Pública e Administração Pública da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral. A metodologia da pesquisa possui caráter quantitativo e qualitativo de análise descritiva através de um questionário online aplicado entre agosto a dezembro de 2020. Dos/as 107 acadêmicos/as formados/as entre 2012 a 2019, foram obtidas 73 respostas, o que corresponde a 68,2% dos/as egressos/as no período. Como principais resultados temos: idade predominante jovem no momento da conclusão, entre 21 a 30 com 61,7%; no quesito gênero maioria formada por mulheres com 61,7%; importância ao acesso da bolsa auxílio permanência no decorrer do curso sendo utilizada por 52%, acadêmicos/as; aumento na inserção do mundo do trabalho em 47,7%; aumento na renda salarial sendo que em algumas faixas salariais proporcionais chegando a ser a cima de 400%. Conhecer e compreender o perfil, suas perceptivas e quais desafios que o/a egresso/a percorre pode fornece ferramentas importantes para construção e elaboração de planos de pedagógicos mais voltado com a realidade local em que os/as acadêmicos/as se inserem.
Referências
ANDRIGUETTO FILHO, J. M. M.; MARCHIORO, N. P. X. Diagnóstico e problemática para a pesquisa. In: RAYNAUT;, C. et al. (Eds.). . Desenvolvimento e Meio Ambiente: em busca da interdisciplinaridade. Pesquisas urbanas e rurais. Curitiba: Editora da UFPR, 2002. p. 159-194.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração Pública, bacharelado, e dá outras providências. Resolução n. 1, de 13 de Janeiro de 20. Ministerio da Educação, 2014.
HOROCHOVSKI, R. R. et al. BACHARELADO EM GESTÃO PÚBLICA DA UFPR: UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LITORAL DO PARANÁ. Temas de Administração Pública, v. 3, n. 6, p. 1–22, 2012.
IBGE-DESEMPREGO. IBGE - Desemprego. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php>. Acesso em: 2 fev. 2021.
IPARDES. CADERNO ESTATÍSTICO MUNICÍPIO DE MATINHOS. Disponível em: <http://www.ipardes.gov.br/cadernos/MontaCadPdf1.php?Municipio=83260&btOk=ok>. Acesso em: 2 fev. 2021.
MADALOZZO, R.; ARTES, R. Escolhas profissionais e impactos no diferencial salarial entre homens e mulheres. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 163, p. 202–221, 2017.
OECD. Education at a Glance 2019 - OECD INDICATORS. Paris: OECD Publishing, 2019.
PASCHOALINO, P. A. T. et al. DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE PARA O ANO 2015. Rev. Econ. NE, Fortaleza, v. 48, p. 43–54, 2017.
PIRES, V. et al. Dossiê - Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais. Administração Pública e Gestão Social, v. 6, n. 3, p. 110–126, 2014.
PPC_GESTÃO_PÚBLICA. Projeto Político Pedagógico do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Universidade Federal do Paraná, 2014.
PPP-UFPR-SETOR LITORAL. Projeto Político Pedagógico da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral. Universidade Federal do Paraná, p. 1–57, 2008.
ROCHA, R. H. et al. A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO E é um conceito já bem consolidado na literatura econômica ( Pritchett , 1996 ). de concluintes nesta etapa de ensino . Entre 2000 e 2010 , o gráfico 1 mostra que. Revista Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 47, n. 3, p. 1–32, 2017.
SEMESP; SINDICATO DE MANTENEDORAS DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR. Diploma de ensino superior aumenta renda em 182%, mostra pesquisa. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-12/diploma-de-ensino-superior-aumenta-renda-em-182-mostra-pesquisa>. Acesso em: 2 fev. 2021.
WANZINACK, C.; SIGNORELLI, M. C. Expansão do ensino superior federal e desenvolvimento regional: o caso da Universidade Federal do Paraná no litoral paranaense. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, p. 286–307, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.