ACESSO E PERMANÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA ANÁLISE A PARTIR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – FE/UFRJ

Autores

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs desafios inéditos à educação, colocando o ensino remoto em evidência. Entretanto, uma estrutura inclusiva e eficaz de ensino remoto depende, também, de viabilizar o apoio aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade. Neste trabalho, analisaremos respostas institucionais dadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ao longo de 2020, incluindo as primeiras medidas tomadas, a adoção do Período Letivo Excepcional (PLE) entre agosto e novembro de 2020, e os programas de assistência estudantil desenvolvidos de forma emergencial. Abordamos especificamente a Faculdade de Educação (FE/UFRJ), analisando os dados de diagnóstico realizado junto aos estudantes, propostas voltadas para o acesso e permanência no contexto pandêmico, e uma avaliação das ações realizadas em 2020. Realizamos análise bibliográfica relacionada às normas do MEC, dos governos estadual e municipal referentes à educação na pandemia e às ações centrais desenvolvidas pela UFRJ. Concluímos com uma análise das medidas implementadas e reflexões sobre desafios futuros neste campo, enfatizando a importância do acompanhamento acadêmico ao discente de maneira mais constante.

Biografia do Autor

Rosana Rodrigues Heringer, Professor Adjunto de Educação - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ

Doutora em Sociologia (IUPERJ), foi Vice-Diretora da Faculdade de Educação da UFRJ (2016-2019). É professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos cursos de graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Foi professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa e Diretora do Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Candido Mendes. Publicou vários artigos e capítulos de livros sobre relações raciais, discriminação racial, desigualdades raciais, políticas de ação afirmativa, desigualdades no acesso e permanência na educação superior, desigualdades de gênero e direitos humanos. Publicações recentes: Race, Politics and Education in Brazil: affirmative action in higher education (co-autora), 2015; Acesso e Sucesso no ensino superior: uma Sociologia dos Estudantes (co-organizdora), 2015; Expectativas de acesso ao ensino superior: um estudo de caso na Cidade de Deus, Rio de Janeiro (2013, e-book). Foi coordenadora Executiva da ActionAid Brasil, pesquisadora do IBASE e da CEPIA.

Bruna Dias Crespo, PPGE Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRJ

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ) sob a orientação da Professora Rosana Heringer. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES/UFRJ).Atuou como bolsista de iniciação científica (UFRJ), foi monitora voluntária do Programa de Monitoria de Apoio Pedagógico da Faculdade de Educação/UFRJ e participou como bolsista de Graduação Sanduíche do Programa de Desenvolvimento Abdias Nascimento na Wayne State University, sob orientação dos professores Rosana Heringer e Ollie Johnson. Possui experiência em pesquisa sobre Ensino Superior, Permanência Estudantil, Apoio Pedagógico e Políticas Institucionais. Professora concursada na Prefeitura Municipal de Teresópolis/RJ.

Letícia Oliveira Souza, PPGE Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRJ

Graduada em Pedagogia (UFRJ; Mestranda no PPGE Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRJ

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2022-10-27

Edição

Seção

Artigo