DESAFIOS E PERSPECTIVAS FRENTE A IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES DA AGENDA AMBIENTAL: A EXPERIÊNCIA DA FURG

Autores

  • Joice Rocha Ferreira Universidade Federal do Rio Grande- FURG
  • Altamir da Silva Souza Universidade Federal do Rio Grande- FURG.
  • Samuel Vinícius Bonato Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Palavras-chave:

Agenda Ambiental, Sustentabilidade, Gestão Ambiental, A3P, FURG.

Resumo

Este trabalho consistiu em uma abordagem de gestão ambiental no contexto da agenda A3P em uma instituição pública federal. A implantação da A3P em órgãos públicos visa inserir um SGA, combatendo o desperdício dos bens públicos e recursos naturais, além de incluir critérios socioambientais, sendo um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O conceito de sustentabilidade que se assumiu é aquele expresso como um dos princípios da Política Ambiental da FURG, qual seja: “assegurar o uso do meio ambiente de maneira a garantir o equilíbrio dos processos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável, para usufruto desta e das futuras gerações” (FURG, 2014). O estudo realizado objetivou identificar os desafios no processo de desenvolvimento da Política Ambiental da FURG, no que tange a elaboração de suas ações voltadas às práticas sustentáveis. A investigação utilizou o método qualitativo, por meio de uma entrevista junto à equipe gestora do programa. Verificou-se por meio de fontes de pesquisa, documentação, registros, entrevista, as condições da atual gestão ambiental na instituição em termos de implantação de sua A3P. Com base nos resultados foi constatado que a instituição possui desafios a adesão de sua Política Ambiental frente às recomendações propostas na A3P, entre eles, os recursos financeiros, membros na equipe e sensibilização. Este trabalho pode contribuir como uma fonte de consulta sobre o tema, cujas publicações ainda são escassas no país, incentivando assim a adoção da A3P em outras instituições públicas.

Biografia do Autor

Joice Rocha Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande- FURG

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) . Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Contábeis (2012). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2018). Mestrado profissional em Administração Pública - PROFIAP em andamento (2021).

Altamir da Silva Souza, Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa de marketing, comportamento do consumidor, marketing e marketing de serviços.

Samuel Vinícius Bonato, Universidade Federal do Rio Grande- FURG.

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2004) e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Experiência de 15 anos em implantação de Sistemas de Gestão, atualmente é Professor Adjunto na FURG, atuando no Ensino e Pesquisa com foco em Inovação em Logística, Gestão de Projetos e Gestão Ambiental.

Referências

ALCÂNTARA, Larissa Azambuja. SILVA, Maria Clara Araujo. NISHIJIMA, Toshio. Educação ambiental e os sistemas de gestão ambiental no desafio do desenvolvimento sustentável. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM. Edição especial - II Congresso Internacional de Educação Ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Vol. 5, n°5, p. 734 - 740, 2012.

ALONSO, Elaine Suarez. Agenda 21: um modelo de sustentabilidade à luz dos princípios do Direito Ambiental e da Ordem Econômica. FURG- Rio Grande, 2003.

ARAGÃO, João Paulo Gomes de Vasconcelos. SANTOS, Karolina Maria Bezerra. SILVA, Marlene Maria da. Gestão ambiental e escola: a construção de uma atitude ambiental. Revista Ambiente & Educação. Vol. 16, nº. 2, 2011.

BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é- o que não é. Petrópolis, RJ: Editora: Vozes, 2012.

BORGES, Fernando Hagihara. TACHIBANA, Wilson Kendy. A evolução da preocupação ambiental e seus reflexos no ambiente dos negócios: uma abordagem histórica. XXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP. Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005.

COGO, Lucila. Qualidade de vida no trabalho: um diferencial dentro das organizações. Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU. Pós Graduação. Trabalho de conclusão de Bolsistas. Ciências Sociais Aplicadas. Especialização. Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, 2013.

CORÁ, Maria Amelia Jundurian e CORÁ, Mariana Jundurian. Sistema De Gestão Ambiental: a Metodologia Aplicada Pelo Grupo Fiat. Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC-SP. SEGET- Simpósio de excelência em gestão e tecnologia. Artigos. 2007. Gestão Social e Ambiental.

CRESPO, SamyraBrollo de Serpa; MATOS, Karla Monteiro; ABREU, Geraldo Vitor de. (Coords.). Agenda Ambiental na administração pública (A3P). Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental. 5. ed. rev. e atual. Brasília: 2009.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DENZIN, Norman K. LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

ESPINHEIRA, Marcelo José Costa Lima. O estudo da gestão ambiental em instituições de ensino superior, à luz de princípios éticos: um estudo de caso na Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR. São Leopoldo: Faculdades EST/PPG-Programa de Pós-graduação em Teologia, 2014. Teses, Dissertações e Trabalhos na EST. Pós-Graduação. Base de Teses e Dissertações da Faculdades EST.

FRANK, Beate. ZANELLA, Geovani. PEREIRA, Graciane Regina. SILVA, Graziela da. COUTINHO, Solange da Veiga. Gestão Ambiental: Capacitação, Sensibilização e Envolvimento da Comunidade Universitária da Universidade Regional de Blumenau. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.

GUIMARÃES, Leandro Belinaso; VICENTINI, Shaula Maíra e NOAL, Fernando Oliveira. Educação, meio ambiente e sustentabilidade. Florianópolis: BiologiaEADUFSC, 2009.

HOGAN, Daniel Joseph; JÚNIOR, Eduardo Marandola; OJIMA, Ricardo. População e ambiente: desafios a sustentabilidade. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2010.

LARA, Pedro Túlio de Resende. Sustentabilidade em instituições de ensino superior. Revista Monografias Ambientais. REMOA. Vol. 7, nº 7, p. 1646 – 1656, 2012.

LIMA, Alessandro Luciano de. Gestão e uso racional de energia elétrica: práticas e recomendações. São Paulo, 2006. 75 p. Monografia (MBA em Gerenciamento de Facilidades) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Programa de Educação Continuada em Engenharia. Monografias Poli-integra.

MEDEIROS, Carolina Beltrão de. ALMEIDA, Maria Luciana de. Sustentabilidade e Institucionalização: uma análise dos estudos de casos nos anais do Enanpad de 2010 a 2013. XVI Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA). Anais 2014.

MELLO, Simone Portella Teixeira de. SILVA, Francielle Molonda. A Gestão por Competências na prática: possibilidades e resistências no setor público federal brasileiro. XXXVII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2013.

Ministério do Meio Ambiente. A política dos 5 R's. Disponível em: http://www.mma.gov.br/informma/item/9410-a-pol%C3%ADtica-dos-5-r-s; acesso em 16 de outubro de 2018.

MOZZATO, Anelise Rebelato. GRZYBOVSKI, Denize. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. Revista de Adminitração Contemporânea. Curitiba, Vol. 15, nº. 4, p. 731-747, 2011.

NOVO, Luciana Florentino. Importância da FURG no desenvolvimento econômico-social do município do Rio Grande. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Repositório Institucional da UFSC. Programa de Pós-Graduação em Administração. Santa Catarina, 2004.

OLIVEIRA, Otávio José de. PINHEIRO, Camila Roberta Muniz Serra. Implantação de sistemas de gestão ambiental ISO 14001: uma contribuição da área de gestão de pessoas. Revista Gestão & Produção. São Carlos. Vol. 17, nº. 1, p. 51-61, 2010.

PETRY, Jéssica. Responsabilidade ambiental: reciclagem e reutilização de garrafas PET. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada. Blumenau, Vol.6, nº3, p. 72, 86 Tri lll. 2012.

SANTOS, Antônio Carlos dos; FILHO, José Daltro; SOARES, Maria José Nascimento; RANDOW, Priscila Christina Borges Dias. Pensar a (in) sustentabilidade: desafios à pesquisa. Porto Alegre. Redes Editora, 2010.

SANTOS, José Carlos Mota dos. Desafios da implementação da agenda ambiental na administração pública (A3P): o caso da Pernambuco participações e investimentos S/A. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental. Florianópolis, Vol. 6, nº 2, p. 133 -153, 2017.

SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS. Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração – COEPEA. Atos normativos. Deliberações/Resoluções. Pleno. 2015. Deliberações do Pleno do COEPEA. 113. Disponível em: http://conselhos.furg.br/delibera/coepea/11315.pdf; acesso em 16 de dezembro de 2020.

SEIBERT, Aline Laura. A importância da gestão de resíduos sólidos urbanos e a conscientização sobre a sustentabilidade para a população em geral. Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA). Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR. Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação. Especialização em Gestão Ambiental em Municípios. Palmitos, 2014.

SILVA, Adriana Cristina. ANDRADE, Jade Alves de Souza. MACHADO, Rodolfo Queiroz. AUDINO, Vinicius. Proposta de indicadores de sustentabilidade para o município de Frutal- Minas Gerais. Portal de periódicos Unisul. Revista Gestão & sustentabilidade ambiental. Florianópolis, Vol. 6, nº 2, p. 272 -285, 2017.

Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Universidade Federal do Rio Grande-FURG, 2016. Histórico. Disponível em: http://www.sga.furg.br/; acesso em 16 de dezembro de 2020.

SOUSA, Evangelina da Silva. CARVALHO, Denis Barros de. Educação para gestão ambiental: um estudo dos instrumentos propostos pela Administração Pública Federal voltados ao consumo sustentável. Revista Brasileira de Educação Ambiental- Revbea. São Paulo, Vol 10, Nº 2: 283-300, 2015.

TAUCHEN, Joel. BRANDLI, Luciana Londero. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Revista Gestão & Produção. Vol.13, nº 3, p.503-515, 2006.

VAZ, Caroline Rodrigues. FAGUNDES, Alexandre Borges. OLIVEIRA, Ivanir Luiz de. KOVALESKI, João Luiz. SELIG, Paulo Maurício. Sistema de Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: uma revisão. Revista GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas – Ano 5, nº 3, p. 45-58, 2010.

VIANA, Gilnei; SILVA, Marina; DINIZ, Nilo. O desafio da sustentabilidade: um debate socioambiental no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Artigo