A INFLUÊNCIA DA GESTÃO DE ESTOQUES NOS CUSTOS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO/UFRJ

Autores

  • Marcus Mergulhão de Lima Servidor Técnico Administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Antonio José Barbosa de Oliveira Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis/UFRJ

Palavras-chave:

Administração de Materiais, Gestão de Estoques, Custos Hospitalares, Estoque, Almoxarifado

Resumo

No presente trabalho, o autor aborda a influência da administração de materiais nos custos hospitalares, que traduz em ações efetivas de controle de estoques e combate ao desperdício e ao uso não racional de itens de consumo no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciando por algumas conceituações acerca da gestão de estoques para um melhor entendimento do texto, o autor busca apresentar as funções da administração de materiais de forma a demonstrar de que maneiras os administradores hospitalares podem controlar os estoques disponíveis nos almoxarifados, destacando a relevância deste controle para a mensuração e redução dos custos. Adiante, o autor menciona conceitos básicos de custos hospitalares, como os custos diretos, indiretos, variáveis, fixos, assim como a importância da ferramenta de contabilidade de custos como geradora de informações importantes para a condução do negócio da organização. Por fim, são apresentados os resultados da pesquisa e propostas de adoção de ações de combate ao desperdício e controle de estoques como forma de redução de custos, o que possibilita melhora considerável na prestação dos serviços médico-hospitalares.

Referências

ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais: uma introdução. São Paulo: Atlas, 1999.

BEULKE, Rolando; BERTÓ, Dalvio José. Gestão de custos e resultado da saúde: hospitais, clínicas, laboratórios e congêneres. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

CAMPOS, Antônia do Carmo Soares. Administração de enfermagem hospitalar. Disponível em: Acesso em: 26 outubro 2005.

DANTAS, Sérgio. Gerência de Estoque. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro: 2003.

LONDOÑO, Gustavo Malagon; MORERA, Ricardo Galan; LAVERDE, Gabriel Ponton. Administração hospitalar. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/A, 2003. p. 4-7; 343-349; 365-366.

MARINHO, Antonio de Magalhães et al. Custos hospitalares – ações para redução dos custos e combate ao desperdício. Disponível em: . Acesso em: 03 novembro 2005.

MARTINS, Domingos. Gestão financeira de hospitais. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

NETO, Gonzalo Vecina; FILHO, Wilson Reinhardt. Gestão de recursos materiais e de medicamentos, volume 12. São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 1998.

SERRA NEGRA, Carlos Albert; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Custo hospitalar: uma reflexão sobre implantação e necessidades. Contabilidade Vista & Revista. Belo Horizonte: UFMG, v.12, n.1, abril 2001.

Downloads

Publicado

2023-06-13

Edição

Seção

Artigo