ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

Palavras-chave:

Evasão acadêmica, Ensino superior, Trajetória acadêmica.

Resumo

No presente artigo, realiza-se uma análise preliminar do perfil e trajetória acadêmica dos estudantes de três cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Foirealizado levantamento dedados de evasão, retenção e conclusão de estudantes ingressantes no primeiro semestre do ano de 2017, associado ao perfil social e demográfico. A análise identificou um alto índice de evasão nos cursos de graduação, com ocorrência já a partir dos primeiros semestres dos cursos e continuando nos semestres mais avançados. Entre estudantes evadidos não há diferenças percentuais contrastantes entre mulheres e homens. Estudantes pardos e negros possuem maior tendência à evasão nos cursos de Gestão Ambiental e Processos Químicos. Estudantes que possuem entre 19 e 23 anos tendem a evadir dos cursos de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas. Estudantes que concluíram o ensino médio dois anos antes do ingresso na graduação e os oriundos da rede privada de ensino evadem com maior frequência nos três cursos de graduação. Aponta-se a necessidade de refinamento do estudo, visando à identificação de fatores que influenciam a trajetória acadêmica dos estudantes, a fim de possibilitar o desenvolvimento de modelo de predição de evasão/retenção e proposições de metodologias de acompanhamento e melhoria do desempenho acadêmico.

Biografia do Autor

Cristiane dos Santos Costa, IFRJ - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Especialista em Análise e Avaliação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Manejo do Uso do Solo e Florestas pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha, Complementação Pedagógica para obtenção de Licenciatura Plena pela Universidade Cândido Mendes. Experiência em recuperação de áreas degradadas através de reflorestamentos. Atua como Técnico Administrativo em Educação - Assistente em Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. Membro da Comissão Própria de Avaliação Institucional, Membro da Comissão de Heteroidentificação Racial, Membro do Conselho de Administração do IFRJ.

Antonio José Barbosa de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Estágio Pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Foi membro do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRJ, Atuou na Gestão Universitária como Superintendente Geral de Políticas Estudantis da UFRJ, Vice-decano e Superintendente do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJ/UFRJ). Atualmente é Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ). Investigador Associado do Centro de Investigações e Estudos em Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Atua nas áreas de História Social da Informação e do Conhecimento, Memória Social, Produção Discursiva e Construções Identitárias, História e Políticas da Educação Superior e Gestão Universitária.

Marcus Vinicius da Silva Pereira, IFRJ - Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Licenciado em Física pela UFRJ, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ e Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ, com pós-doutorado na FE-USP. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ pelo segundo período consecutivo. Integrou a Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Tecnologia, Educação e Cultura (LABTEC) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde é professor desde 2006. É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do NUTES/UFRJ, onde integra o Laboratório de Vídeo Educativo (LVE). No IFRJ, é Professor Titular e já atuou na gestão como Coordenador de Pesquisa e Inovação, Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Diretor de Ensino do Campus Rio de Janeiro, e como Coordenador Geral de Pesquisa na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, onde atualmente exerce o cargo de Pró-reitor. Lidera o Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Educação & Cultura (GPTEC - www.gptec.org), e atua no Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual em Educação em Ciências e Saúde (GERAES - www.nutes.ufrj.br/geraes/). Seus interesses de pesquisa têm se concentrado em investigar a produção e a recepção audiovisual, o papel de atividades prático-experimentais, das tecnologias e metodologias ativas em contextos educativos do ensino de ciências, além do papel da formação em pós-graduação em ensino, em particular a modalidade profissional de mestrado e doutorado em ensino e os produtos educacionais desenvolvidos.

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Publicado

2023-06-13

Edição

Seção

Artigo