A INSERÇÃO CURRICULAR DA PRÁTICA EXTENSIONISTA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BRASILEIROS

Autores

  • Jorge de Abreu Soares CEFET/RJ Coordenação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação Unidade Maracanã - Rio de Janeiro/RJ Tel: (21) 2566-3037 http://orcid.org/0000-0001-6772-9099
  • Claudio Marcos Maciel da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Urca 22290902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 39389600 http://orcid.org/0000-0001-8334-3671

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Creditação da Extensão Universitária, Curriculariazação da Extensão, Plano Nacional de Educação, RFEPCT

Resumo

As instituições de ensino superior têm, por força regulatória, de converter ao menos 10% de sua carga horária total de seus cursos de graduação em atividades de extensão. Tal demanda, que veio a cabo do Plano Nacional de Educação 2014-2024, apresenta às comunidades acadêmicas das instituições um novo desafio: o de incorporar a prática extensionista como elemento-chave do processo formativo. O objetivo do presente trabalho é o de avaliar como os coordenadores de curso de graduação do campus de uma instituição recebem essa missão, frente à realidade de seus cursos. A pesquisa foi conduzida segundo uma abordagem qualitativa, e seus resultados ratificam a impressão do porte do desafio apresentado. Entretanto, a ocasião revela-se uma oportunidade interessante e promissora de enriquecimento global do processo ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Jorge de Abreu Soares, CEFET/RJ Coordenação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação Unidade Maracanã - Rio de Janeiro/RJ Tel: (21) 2566-3037

Possui Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2007), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação também pela COPPE/UFRJ (2000), e Bacharelado em Ciência da Computação pela UFRJ (1995). É professor titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, ministrando aulas nos cursos de Mestrado em Ciência da Computação, Bacharelado em Ciência da Computação e Técnico em Informática. Possui experiência nas áreas de ciência e análise de dados, sistemas de bancos de dados, pré-processamento de dados - com foco em complementação de dados ausentes, padrões frequentes em dados, ETL e armazém de dados, e inteligência de negócios (Business Intelligence), lecionando disciplinas relacionadas a esses temas. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do CEFET/RJ. Atuou também entre 2008 e 2016 como docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo desempenhado, dentre outras, a função de Coordenador Adjunto (2013-2014) e Geral (2015-2016) deste último Programa. Desempenha atividades docentes desde 1996. Possui ampla experiência em diversos cargos de gestão universitária, tais como coordenações de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, chefias de departamento, além da direção de unidades acadêmicas e direção de pós-graduação, pesquisa e extensão institucional. Possui experiência profissional não acadêmica em empresas como Embratel, Dataprev e Tribunal Regional Federal da 2ª Região como Analista de Sistemas. Participou como membro de bancas avaliadoras de diversos concursos públicos, tanto de seleção de professores quanto de analistas de sistemas e técnicos de informática. Atuou também como avaliador ad hoc de cursos de graduação da área de Computação do Inep/MEC entre 2010 e 2022.

Claudio Marcos Maciel da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Urca 22290902 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 39389600

Professor Adjunto I da Faculdade de Administração e de Ciências Contábeis (FACC/UFRJ). Graduação em Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas, Mestre em Administração Pública pela FGV/EBAPE (1996) e Doutor em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017). Possui experiência de mais de 25 anos como docente no Magistério Superior. Pesquisador do Grupo de Pesquisa de Gestão em Inovação na FACC/UFRJ, além de ter diversas publicações em periódicos sobre o tema Gestão Universitária. Também atua em atividades de Extensão da UFRJ coordenando as Olimpíadas Internas de Contabilidade, além de ter integrado a equipe coordenadora da 10ª SIAc pelo CCJE e atuado como avaliador das duas edições do Festival do Conhecimento da UFRJ.

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Publicado

2023-08-15

Edição

Seção

Artigo