A INSERÇÃO CURRICULAR DA PRÁTICA EXTENSIONISTA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BRASILEIROS
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Creditação da Extensão Universitária, Curriculariazação da Extensão, Plano Nacional de Educação, RFEPCTResumo
As instituições de ensino superior têm, por força regulatória, de converter ao menos 10% de sua carga horária total de seus cursos de graduação em atividades de extensão. Tal demanda, que veio a cabo do Plano Nacional de Educação 2014-2024, apresenta às comunidades acadêmicas das instituições um novo desafio: o de incorporar a prática extensionista como elemento-chave do processo formativo. O objetivo do presente trabalho é o de avaliar como os coordenadores de curso de graduação do campus de uma instituição recebem essa missão, frente à realidade de seus cursos. A pesquisa foi conduzida segundo uma abordagem qualitativa, e seus resultados ratificam a impressão do porte do desafio apresentado. Entretanto, a ocasião revela-se uma oportunidade interessante e promissora de enriquecimento global do processo ensino-aprendizagem.Referências
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