DA MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA GESTÃO FORMATIVA DOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Gestão da memória, Instituição, Universidade

Resumo

O presente estudo buscou analisar a gestão da memória no contexto da universidade pública brasileira, com recorte em uma universidade federal a partir da relação direta de seus autores, no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa teórica, que busca problematizar o tratamento dado à composição da memória, que é contínua, ainda que alguns resquícios da história institucional estejam sendo considerados ao longo de sua existência. O estudo buscou diálogo com autores que têm se dedicado ao diálogo sobre memória individual e coletiva – Halbwachs (2013) e Le Goff (2013); e institucional – Oliveira (2002), buscando suporte para um repertório de fomento à reflexão do que os espaços acadêmicos, e a Universidade em particular, têm conseguido difundir como memória-história. Por meio da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 2014; 2005), analisamos alguns vestígios da história, que ainda se mantêm pelo suporte de um sítio de um Centro de Memória. Pelos resultados, percebemos a ausência de uma memória também individual, em um processo cuja centralidade tem buscado mais a história do que a memória institucional em si. Tal realidade, em nossa discussão, pode representar uma perda de identidade efetiva, bem como uma descontinuidade memorial de todos os sujeitos que compõem e que compuseram aquele espaço – o que nos coloca a propor, nas considerações, a presença de um memorial de formação, atribuindo valor a essas diversas construções das lembranças, e ao território de formação que pode ser a academia, inclusive quando trabalha, em gestão, seus processos históricos.

Biografia do Autor

Fabrícia Vellasquez Paiva, Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Letras Português/Literaturas pela UERJ e graduação (bacharelado) em Serviço Social pela UFF. É Mestre em Educação pela UFRJ e em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV/RJ. Doutora em Educação pela UFRRJ, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Possui especializações nas áreas de Educação Especial (UNIRIO), em Literatura Infantojuvenil (UFF), em Serviço Social (UnB), em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social (Fiocruz), em Gênero e Sexualidade (UERJ), em Planejamento, implementação e gestão da EAD (UFF) e em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais (UFMG). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde atuou como a primeira coordenadora do Curso de Graduação em Serviço Social de 08/2015 a 08/2018, e é coordenadora da disciplina Prática de Ensino 1, no Consórcio CEDERJ/UFRRJ, curso semipresencial (Disciplinas Pedagógicas às Licenciaturas). É também coordenadora de tutoria no Consórcio CEDERJ/UFRRJ, semipresencial. Tem experiência em Educação e em Serviço Social, com ênfase em narrativas de formação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, linguagem e sociedade: identidade e memória, literatura, práticas culturais. Pesquisadora, educadora e mãe do João Gabriel, da Maria Cecília e da Maria Flor.

Antonio José Barbosa de Oliveira, Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Estágio Pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ). Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ. Foi membro do Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFRJ, Atuou na Gestão Universitária como Superintendente Geral de Políticas Estudantis da UFRJ, Vice-decano e Superintendente do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJ/UFRJ). Atualmente é Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ). Investigador Associado do Centro de Investigações e Estudos em Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Atua nas áreas de História Social da Informação e do Conhecimento, Memória Social, Produção Discursiva e Construções Identitárias, História e Políticas da Educação Superior e Gestão Universitária.

Referências

CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2014.

_____. Uma Análise Semiolinguística do Texto e do Discurso. In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino & GAVAZZI, Sigrid (Orgs.). Da língua ao discurso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

CM/UFRRJ. Sítio do Centro de Memória da UFRRJ. 2022. Disponível em http://r1.ufrrj.br/centrodememoria/. Acesso em julho de 2022.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2013.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2013.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28.

OLIVEIRA, Carmem Irene Correia de. UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO – discurso, memória e identidade: gênese e afirmação. Dissertação (Mestrado em Memória Social) PPGMS. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, 2002.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, nº 10, 1992, p. 200-212.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain François. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

_____. Tempo e narrativa (tomo 1). Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.

THIESEN, Icléia. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-metodológica. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1997.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-08-15

Edição

Seção

Artigo