Estratégias para a comunicação da internacionalização na educação superior: proposta de um framework

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização da educação superior, Comunicação organizacional integrada, Gestão universitária.

Resumo

Este artigo é o resultado parcial da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. A dissertação teve o objetivo de analisar as estratégias de comunicação que intensificam a internacionalização na educação superior. Buscou-se identificar as ações de comunicação direcionadas à internacionalização em duas universidades públicas de Santa Catarina; e caracterizar as lacunas de comunicação da internacionalização nessas universidades. Apresentou-se a proposta de framework com estratégias de comunicação para aprimorar a internacionalização. A pesquisa teve método dedutivo, objetivo descritivo, com estudo de caso e abordagem qualitativa. Utilizou-se a análise de conteúdo de documentos e entrevistas realizadas durante novembro de 2021 a março de 2022. Os resultados evidenciaram que a comunicação da internacionalização das universidades estudadas acontece de forma conjunta entre o escritório internacional e o setor de comunicação. Contudo, ela carece de maior comprometimento dos demais setores das universidades, bem como dos estudantes, professores, funcionários e gestores. Todavia, as estratégias adotas pelas IES pesquisadas mostraram-se potencialmente satisfatórias. Orientando-se pela perspectiva da comunicação organizacional integrada, o framework foi elaborado. Por último, salienta-se a necessidade de testar as estratégias em uma situação concreta, contrapondo-se com outras realidades universitárias.

Biografia do Autor

Leandro Cunha Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista pelo MBA Executivo em Gerenciamento de Marketing da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduado em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda (FURB). Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão da Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (GIIES), vinculado ao Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), da UFSC.

Luciane Stallivieri, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutora em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador (USAL), Argentina. Mestre em Cooperação Internacional pela Universidade São Marcos (UNIMARCO). Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Participou como membro, consultora ou gestora de associações internacionais como IOHE, AULP, CRUB, ABMES, FAUBAI, dentre outras. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão da Internacionalização das Instituições de Ensino Superior (GIIES), vinculado ao Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU), da UFSC.

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Publicado

2023-08-15

Edição

Seção

Artigo