ORÇAMENTO PARTICIPATIVO EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO: ASPECTOS, PROPOSIÇÕES E DESAFIOS

Autores

  • CARINA LAGE DOS SANTOS BASTOS Universidade Federal de Juiz de Fora
  • ANTONIO GASPARETTO JÚNIOR Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Planejamento, Orçamento participativo, Instituições Federais de Ensino.

Resumo

Têm sido recorrentes os esforços em consolidar princípios democrático-participativos na gestão das instituições federais de ensino, sobretudo no que diz respeito ao gerenciamento dos recursos, tornando pertinente a evidenciação dos principais aspectos, proposições e desafios encontrados por instituições federais de ensino que se propuseram a introduzir princípios democráticos no planejamento e na gestão do orçamento. Dedicou-se a responder, portanto, a seguinte questão-problema: quais os principais aspectos, proposições e desafios encontrados no gerenciamento do orçamento participativo em instituições federais de ensino? Para isso, foi realizada uma busca no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2009 e 2021. Além disso, foi feita uma complementação através de buscas adicionais por artigos e publicações em outras plataformas. A análise da forma como se processa o orçamento participativo - na prática - e, por conseguinte, a evidenciação de resultados alcançados, suas possibilidades e limites, bem como o levantamento de intervenções possíveis, permite a identificação de fragilidades no desenvolvimento das ações e oportuniza novos estudos em reforço à democratização das instituições federais de ensino. Foi evidenciado um recente reaquecimento das discussões sobre o tema. Quanto às propostas mais recentes apresentadas por pesquisadores a universidades, é percebida ausência de um modelo padrão. Quanto às avaliações, os resultados demonstram que a introdução de princípios democráticos na gestão orçamentária de instituições federais de ensino é um processo que se encontra em desenvolvimento, sendo objeto de estudos recentes.

Biografia do Autor

CARINA LAGE DOS SANTOS BASTOS, Universidade Federal de Juiz de Fora

Tecnóloga em Gestão Pública no IFMG

Mestranda em Administração Pública pelo PROFIAP - UFJF

ANTONIO GASPARETTO JÚNIOR, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor no Curso de Mestrado em Administração Pública pelo PROFIAP - UFJF

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Publicado

2023-08-15

Edição

Seção

Artigo