MODELO GERENCIAL DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO NA FACULDADE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Autores

  • Charles Antônio Amorim Vale Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas
  • João Paulo Ferreira Rufino Universidade Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas http://orcid.org/0000-0002-1605-5255

Palavras-chave:

Contabilidade, Custos, Gestão Pública, IES, SIAFI

Resumo

O objetivo deste estudo foi propor um modelo gerencial de custos a partir da experiência desenvolvida no âmbito da Faculdade de Tecnologia (FT) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Este estudo foi desenvolvido por meio da análise obtida pela execução do estudo de caso de apuração das atividades desenvolvidas na graduação e pós-graduação da FT da UFAM, sendo que o método utilizado para apuração dos custos foi o de Absorção de custos. Esta foi utilizada como principal fonte de dados da pesquisa nas áreas de planejamento, administração financeira e na unidade acadêmica supracitada, bem como o trabalho contou com apoio operacional do Sistema de Administração Financeira (SIAFI) que serviu de base de dados das às informações contábeis e financeiras.  Para construção do banco de dados, buscou-se os dados da referida unidade junto a Pró-Reitoria de Administração e Finanças da UFAM. O modelo gerencial de custos foi construído com base em uma série de equações que inicialmente refinaram os dados brutos contábeis fornecidos pela UFAM e, posteriormente, foram trabalhados de forma detalhada para explicitar as informações contábeis específicas da FT. A partir dos resultados obtidos neste estudo, foi possível chegar a informações detalhadas ao ponto de quantificar o custo por estudante de Graduação e Pós-Graduação. Além disso, verificou-se a importância e necessidade significativa que um modelo gerencial de custos possui para a formação de uma política eficiente e transparente dos custos que se apresentam dentro da gestão de fundações públicas.

Referências

AMARAL, N. C. O custo do aluno: uma metodologia para as IFES. DOXA – Revista Brasileira de Psicologia e Educação, v. 1, n. 8, p. 49-64, 2002.

BIELSCHOWSKY, C.E. Tendências de precarização do ensino superior privado no Brasil. Revista Brasileira de Administração Escolar, v. 36, n. 1, 2020.

BIELSCHOWSKY, C.; AMARAL, N.C. O custo do aluno das 2.537 instituições de educação superior brasileiras: cai um mito?. Educação & Sociedade, 43, e243866, 2022.

BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. São Paulo: Atlas, 2010.

CARNEIRO, C.B.L. Conselhos de políticas públicas: desafios para sua institucionalização. Revista de Administração Pública, v. 36, n. 2, p. 277–292, 2002.

CARNEIRO, R. Transparência na Gestão Pública do Brasil Contemporâneo: avanços institucionais e desafios administrativos. Revista de Gestión Pública, v. 3, n. 1, p. 47–71, 2014.

CFC - Conselho Federal de Contabilidade. Normas brasileiras de contabilidade: contabilidade aplicada ao setor público: NBCs T 16.1 a 16.11. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2012.

COELHO, T.R.; SILVA, T.A.B.; CUNHA, M.A.; TEIXEIRA, M.A.C. Transparência governamental nos estados e grandes municípios brasileiros: uma “dança dos sete véus” incompleta?. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 23, n. 75, p. 235–260, 2018.

COSTIN, C. Administração Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CREPALDI, S.A. Contabilidade gerencial: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 1998.

DURHAM, E. A autonomia universitária: o princípio constitucional e suas implicações. São Paulo: Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior, 1989.

FREZATTI, F.; AGUIAR, A. B. D.; GUERREIRO, R. Diferenciações entre a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial: uma pesquisa empírica a partir de pesquisadores de vários países. Revista Contabilidade & Finanças, n. 44, p. 9-22, 2007.

GALBRAITH, J. O novo estado industrial. Lisboa: Publicações Europa-América, 1985.

GRAU, N.C. La transparencia en la gestión pública ¿Cómo construirle viabilidad?. Revista Chilena de Administración Pública, n. 8, p. 22-44, 2006.

MICHENER, G.; CONTRERAS, E.; NISKIER, I. Da opacidade à transparência? Avaliando a Lei de Acesso à Informação no Brasil cinco anos depois. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 4, p. 610-629, 2018.

MAGALHÃES, E.A.; SILVEIRA, S.F.R.; ABRANTES, L.A.; FERREIRA, M.A.M.; WAKIM, V.R. Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 3, p. 637-666, 2010.

NASCIMENTO, J.P.; ALVES, V.Q.; RODRIGUES, M.A. Gestão na universidade pública: um estudo acerca das práticas utilizadas por gestores de campus fora de sede. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 5, n. 2. p. 33-54, 2018.

NOGUEIRA, M.A. Um Estado para a sociedade civil: temas éticos e políticos da gestão democrática. São Paulo: Cortez, 2011.

PADOVEZE, C.L. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. São Paulo: Atlas, 2009.

ROCHA, J. Gestão Pública e Modernização Administrativa. Oeiras: Instituto Nacional de Administração, 2009.

VIEIRA, J.B. Introdução à gestão pública: uma abordagem baseada em problemas públicos. Rio de Janeiro: Mimeografo, 2018.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Edição

Seção

Artigo