Perfil de Técnicos em Assuntos Educacionais e Pedagogos de uma universidade pública mineira

Autores

Palavras-chave:

Educação superior, Técnico em assuntos educacionais, Pedagogo, Assessoramento pedagógico universitário, Apoio pedagógico estudantil.

Resumo

Trabalho com objetivo de analisar perfil dos profissionais dos cargos: Técnico em Assuntos Educacionais e Pedagogo na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. No levantamento de dados foi utilizado questionário de questões abertas e fechadas. O perfil profissional indicou grupo com idade entre 26 e 45 anos, maioria mestres, mulheres, raça branca, ingresso posterior ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni instituído em 2007. Parte do grupo não atua diretamente em atividades de assessoramento e/ou apoio pedagógico, realizando atividades administrativas. Espera-se que as análises contribuam para que a instituição aperfeiçoe seu projeto de desenvolvimento institucional, valorizando profissionais e melhorando seu dimensionamento de pessoal. Além disso, espera-se que o assessoramento/apoio pedagógico a docentes e estudantes de instituições de nível superior seja discutido e valorizado nesse nível de ensino.

Biografia do Autor

Waleska Dayse DIAS DE SOUSA, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, atua com assessoramento pedagógico universitário em cursos de graduação da área de exatas e naturais

Jacqueline Oliveira LIMA, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, atua no assessoramento pedagógico da escola técnica da UFTM - CEFORES

Débora Viviane GONTIJO, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pedagoga, Mestre em Educação, atua no apoio estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFTM

Fernanda Oliveira BORGES, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Pedagoga, Mestre em Educação, atua no apoio estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFTM

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Publicado

2024-06-19

Edição

Seção

Artigo