O curso Ser e Fazer TAE: uma entrevista com Camila Baz e Simone Silva

Autores

Palavras-chave:

Técnicos Administrativos. UFRJ. Formação Política

Resumo

Em 2020, a UFRJ completou 100 anos. Fizemos várias comemorações e, é importante comentar, foi um ano especialmente complicado por conta do início da pandemia da Covid-19, que ceifou milhões de vidas ao redor do mundo e com fortíssimo impacto sobre a população brasileira. Logo nos adaptamos, por necessidade, ao remoto e houve uma explosão de lives. A vida institucional continuou como pôde, com o forte esforço das trabalhadoras e dos trabalhadores da universidade. Nesse momento, surge a ideia de propor uma formação aos técnicos administrativos em um sentido de formação política para a vida universitária. Para a surpresa das organizadoras, a ideia é muito bem-recebida e rapidamente as inscrições lotam e é preciso repensar o tamanho do curso. A entrevista propõe registrar essa importante, e original, iniciativa da UFRJ. A entrevista é conduzida em dois blocos. O primeiro por Gustavo Cravo e o segundo por Luiz Felipe Cavalcanti.

Biografia do Autor

Gustavo Cravo de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-Rio (2022), tendo realizado período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid (Espanha) com bolsa de estudos do Programa CAPES-PRINT. Mestre em Ciência Política pela UFF (2014). Especialista em Ensino de Sociologia pela UFRJ (2011). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UFRJ (2008). É pesquisador do Laboratório de Ensino de Sociologia Florestan Fernandes (LabES) da  Faculdade de Educação da UFRJ, e do Núcleo de Estudos sobre Federalismo, Política e Desenvolvimento (NUFEPD) , do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Técnico em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Pessoal da UFRJ (2010). Membro da Comissão Organizadora do Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (UFRJ). Editor da Revista Práticas em Gestão Pública Universitária (UFRJ) e da Revista Dignidade Re-Vista (PUC-Rio). Membro da direção eleita da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) para a gestão 2020-2022. Tem experiência em pesquisa, em docência no ensino médio, em editoração, em organização de seminários, em gestão de pessoas e em extensão. Atua na área Ensino de Sociologia, principalmente com os temas história da disciplina Sociologia no ensino médio e reforma do ensino médio. Atua na área Políticas Públicas, principalmente com os temas federalismo aplicado a políticas educacionais, ciclo de políticas públicas e gestão pública universitária. (texto retirado da Plataforma Lattes em FEV 2022)

Luiz Felipe de Oliveira Cavalcanti, UFRJ

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), com especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (2016). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desempenhando função de assessor da Direção da Escola de Educação Física e Desportos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente com extensão, educação física, formação docente e educação.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Edição

Seção

Entrevista