POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO: ANÁLISE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Milena Yuri Hilahata Cruz Universidade Federal da Grande Dourados
  • Josivan Aquino de Matos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Amilton Luiz Novaes Universidade Federal da Grande Dourados
  • Renato Fabiano Cintra Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Políticas de Qualificação, Instituição Federal de Ensino Superior, Técnicos-Administrativos em Educação.

Resumo

Esse texto objetivou analisar a implementação da política de qualificação aplicadas aos servidores técnico-administrativos em educação das instituições federais de ensino superior do Mato Grosso do Sul, bem como os reflexos no perfil e na evolução da formação profissional. Para tanto, foi realizado o levantamento das políticas qualificação e de relatórios referentes ao perfil de formação dos servidores técnicos níveis D (nível médio) e E (nível superior) entre os períodos de 2006 a 2020, junto às universidades, por meio do Sistema Eletrônico de Serviço de Informações ao Cidadão. Como principais resultados, identificou os incentivos estabelecidos nas normas das diferentes instituições e traçou o perfil de formação e evolução da capacitação dos servidores em cada organização durante os anos. Por fim, observou que a política implementada possibilitou o aprimoramento e a qualificação do servidor técnico-administrativo para o melhor desempenho de suas funções e desenvolvimento institucional.

Biografia do Autor

Milena Yuri Hilahata Cruz, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda no Programa de Administração Pública da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Josivan Aquino de Matos, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando no Programa de Administração Pública da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Amilton Luiz Novaes, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Geografia pela UFGD (2019), Mestre em Agronegócios pela UFMS (2006) e Graduação em Administração pela UFMS (2001). Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) desde 2007, na Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) no curso de graduação em Administração e no Programa de Pós Graduação em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap).

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Administração pelo PPGA-UNINOVE/SP (2018), Mestre em Administração pelo PPGA-UEL/PR (2013) e Funcionário Público Federal - Administrador (2012) na UFGD. Professor permanente do Mestrado Profissional de Administração Pública da UFGD e líder do grupo de pesquisa Administração e Política Pública.

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Publicado

2023-08-15

Edição

Seção

Artigo