GESTÃO COM AS PESSOAS: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • Monica Scoz Mendes Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-3671-385X
  • Carla Cristina Dutra Burigo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gislene Walter da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Gestão Universitária, Processo da Gestão

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre a concepção de universidade pública e seus reflexos na área de gestão de pessoas, a partir do processo da gestão. É um ensaio teórico, bibliográfico, documental, baseado em inserções literárias, que permitiram uma interlocução entre a concepção de universidade pública, a área de gestão de pessoas e a prática da gestão. Para esta interlocução, é fundamental que se tenha claro como é concebida a universidade e sua interface com a sociedade, o estado e o mercado. Concebemos a universidade como instituição social e, neste contexto, potencializamos a gestão como um processo gradual e, ao mesmo tempo, contínuo e colaborativo, devido essencialmente aos desafios e às instabilidades das diretrizes da política pública. No âmbito da gestão de pessoas, este processo da gestão colaborativa se sustenta no gerenciar com as pessoas, tendo como essência a potencialização da pessoa como sujeito da sua ação e não um mero objeto da sua produção. Os resultados deste estudo apontam que a concepção que temos sobre universidade reflete na concepção que gerimos a área de gestão de pessoas: como a concebemos, assim a materializamos. A instituição universidade tem uma interface de sustentação e de oposição na sociedade onde está inserida. Todavia, as diretrizes da política pública (essencialmente na área de gestão de pessoas) buscam sua eficiência e eficácia, mediante as ferramentas de gestão. E, neste contexto, a área de gestão de pessoas precisa cumprir as diretrizes, mas precisa desvelar qual o caminho a seguir nesta perspectiva.

Referências

ANDRADE, Alexandra Gabriela Zen; BURIGO, Carla Cristina Dutra Burigo; GONÇALVES, Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo. A concepção de universidade pública e a interface com o processo de formação dos gestores universitários. Revista Práticas em Gestão Pública Universitária, v.6, n.1, p.58-75, 2022.

ANDRADE, Arnaldo Rosa. A universidade como organização complexa. Revista de Negócios, 2007.

BELFORT, R. M; SANTOS, E. F. M. S; TADEUCCI, M. S. R. Gestão por competência: Um novo modelo de gerenciamento. Revista UNI, Imperatriz (MA), a.2, n.2, p. 39-53, janeiro/julho 2012.

BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. Da Universidade à Commoditycidade ou de como e quando, se a educação/formação é sacrificada no altar do mercado, o futuro da universidade se situaria em algum lugar do passado. São Paulo: Mercado das Letras, 2017.

BRASIL. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm>. Acesso em 10/12/2020.

_______. Decreto 5.825, de 29 de junho de 2006. Estabelece as diretrizes para elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico - Administrativos em Educação, instituído pela Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5825.htm>. Acesso em 10/12/2020.

_______ Decreto n° 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/D5707.htm>. Acesso em 10/12/2020.

_______ Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e regulamenta dispositivos da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: <http://planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Decreto/D9991.htm#art35>. Acesso em: 18/07/2022.

BURIGO, Carla Cristina Dutra; PERARDT, Susany. A concepção de universidade e a inter-relação com o processo da gestão universitária. Revista da FAE, v. 19, n. 1, p. 80-93, 2016.

BURIGO, Carla Cristina Dutra; LOCH, Clesar Luiz. De recursos humanos ao processo de desenvolvimento humano e social um olhar sobre a Gestão de Pessoas na Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.19, n1, p.209-231, jan./jun. 2011.

CHAUI, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, dez. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?lang=pt >. Acesso em 10/12/2020.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A gestão democrática na escola e o direito à educação. 2007.

DALMAU, Marcos Baptista Lopes. Competências gerenciais requeridas aos gestores de nível intermediário nas Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina. Projeto de Pesquisa CAPES. Florianópolis, 2014.

GRILLO, A. N. Gestão de Pessoas: Princípios que mudam a Administração Universitária. Florianópolis, 2001.

HASKINS, Charles Homer. A ascensão das universidades. Santa Catarina: Danúbio, 2015.

LONGO, Francisco. Mérito e Flexibilidade: A Gestão de Pessoas no setor público. São Paulo: FUNDAP, 2007. Disponível em: <http://biblioteca.planejamento.sp.gov.br:8080/Arquivos/arquivosAnexo/1446039345292LONGO_MeritoFlexibilidade.pdf>. Acesso em 10/12/2020.

MENDES, Monica Scoz. Competências requeridas às chefias intermediárias da PRODEGESP/UFSC: do mapeamento à capacitação. 2017.152f. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária) – Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

MEYER, Bernardo; MEYER JUNIOR, Victor. “Managerialism” na gestão universitária: uma análise de suas manifestações em uma instituição empresarial. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 1-20, set. 2013.

MEYER JÚNIOR, Victor; LOPES, Maria Cecilia Barbosa. Administrando o imensurável: uma crítica às organizações acadêmicas. Cadernos Ebape.Br, [S.L.], v. 13, n. 1, p. 40-51, mar. 2015. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: <https://www.scielo.br/j/cebape/a/SG5FkrvNR6CppdBMrJ5b5HC/?lang=pt>. Acesso em 18/12/2020.

PIRES, Alexandre Kalil et. al. Gestão por competências em organizações de governo. Escola Nacional de Administração Pública. Brasília, 2005. Disponível em: <http://www.enap.gov.br/documents/52930/585077/livro_gestao_competencias.pdf/cd493b19-485e-42b1-bc0e-27578a89faea >. Acesso em 11/07/2022.

REIS, Cisne Zélia Teixeira; DE FREITAS, Áurea maria Rezende; MARTINS, Simone; DE OLIVEIRA, Adriel Rodrigues. Aspectos Impactantes no Dimensionamento da Força de Trabalho em uma instituição de Ensino Superior. Revista Gestão Universitária na América Latina, 2015, 8(2), 28-49.

RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. A natureza da gestão universitária: influência de aspectos políticos-institucionais, econômicos e culturais. Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas, SP. v. 3, n. 2, p. 357-278, maio/ago. 2017.

ROCHA, Guilherme Busch; SHINYASHIKI, Gilberto Tadeu; PASSADOR, Cláudia Souza. Gestão de Pessoas em uma Universidade Pública Brasileira: conflito na mudança do modelo de gestão. XXXVI Encontro da AnPAD, Rio de Janeiro, p. 22-26, 2012.

ROCHA, Aurélio. Universidade e a sua função como instituição social. SILVA, C. & S. Como fazer ciências sociais e humanas em África: questões epistemológicas, metodológicas, teóricas e políticas. Dakar: CODESRIA, p. 145-155, 2011. Disponível em: <https://www.codesria.org/IMG/pdf/9-_Rocha.pdf>. Acesso em 24/12/2020.

ROCHA, Andréa Mara da Cruz; MORAIS, Márcia Reynaud. A Construção de uma metodologia para o planejamento da força de trabalho (PFT) no âmbito da Administração Pública do Estado de Minas Gerais. 2º Congresso Consad de Gestão Pública – Painel 42: Experiências de inovação na gestão de recursos humanos. Anais. Minas Gerais, 2013.

SANTOS, Jose Luiz. O que é cultura. Brasiliense, 2017.

SANTOS, Lais Silveira; LEAL, Fernanda Geremias; Burigo, Emanuel Martins; FREDIANI, Fernanda Riffel; BORGATTO, Adriano Ferreti. Proposta Metodológica de Dimensionamento da Força de Trabalho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. XLV Encontro da ANPAD – EnANPAD, 2021.

SARTORETTO, M. F. A. T. Competências gerenciais: um estudo na Universidade Federal da Fronteira Sul. 2016. 150f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração). Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2016.

SOUZA, I. M.; KOBIYAMA, A. R. C. E. Políticas de gestão de pessoas para as universidades federais. X Colóquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/30378002.pdf >. Acesso em 18/07/2022.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Edição

Seção

Artigo