PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE SERVIDORES DOUTORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NA ÁREA DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE PARADIGMÁTICA
Palavras-chave:
Universidade Pública, Gestão Universitária, Paradigmas, Técnico-Administrativos em Educação, Gestão Pública.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a contribuição da produção do conhecimento de servidores doutores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Catarina para o debate da gestão pública universitária, a partir de paradigmas organizacionais. Para alcançar esse objetivo, realizamos um levantamento das teses doutorais desenvolvidas por servidores TAEs da Instituição, nessa área específica. De maneira geral, os autores dos trabalhos analisados não explicitam a postura epistemológica e/ou paradigmática adotada para o desenvolvimento de suas pesquisas. No entanto, a partir das nossas análises, confirmamos a proposição de que o campo teórico-empírico da gestão universitária – a partir do universo selecionado – tem se desenvolvido, sobretudo, segundo uma concepção funcionalista da ciência, que enfatiza a manutenção do status quo em seu entorno. Todavia, também identificamos trabalhos desenvolvidos a partir de uma perspectiva crítica/emancipatória, que questionam pressupostos estruturantes da gestão universitária pública.
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