PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DE SERVIDORES DOUTORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO NA ÁREA DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UMA ANÁLISE PARADIGMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Universidade Pública, Gestão Universitária, Paradigmas, Técnico-Administrativos em Educação, Gestão Pública.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a contribuição da produção do conhecimento de servidores doutores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Catarina para o debate da gestão pública universitária, a partir de paradigmas organizacionais. Para alcançar esse objetivo, realizamos um levantamento das teses doutorais desenvolvidas por servidores TAEs da Instituição, nessa área específica. De maneira geral, os autores dos trabalhos analisados não explicitam a postura epistemológica e/ou paradigmática adotada para o desenvolvimento de suas pesquisas. No entanto, a partir das nossas análises, confirmamos a proposição de que o campo teórico-empírico da gestão universitária – a partir do universo selecionado – tem se desenvolvido, sobretudo, segundo uma concepção funcionalista da ciência, que enfatiza a manutenção do status quo em seu entorno. Todavia, também identificamos trabalhos desenvolvidos a partir de uma perspectiva crítica/emancipatória, que questionam pressupostos estruturantes da gestão universitária pública.

Biografia do Autor

Fernanda Geremias Leal, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos (2018-2020). Mestre em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Servidora Técnico-Administrativo em Educação da UFSC, ocupante do cargo de Secretária-executiva.

Laís Silveira Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração (2019)pela Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC). Mestre em Administração (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC) e Bacharel em Administração Pública (2010) pela ESAG/UDESC. Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGA/ESAG/UDESC). Desde 2010 é servidora técnico-administrativa em educação, ocupando o cargo de Administradora.

Karina Francine Marcelino, Universidade Federal de Santa Catarina (servidora) Universidade do Estado de Santa Catarina (aluna de Doutorado)

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestra em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade Municipal de Palhoça. Graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Servidora técnico-administrativa em educação na Universidade Federal de Santa Catarina, ocupante do cargo de Assistente em Administração.

Monica Feitosa de Carvalho Pedrozo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina (servidora) Universidade do Estado de Santa Catarina (aluna de Doutorado)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Faculdade Dom Bosco (2005), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina. Servidora técnico-administrativo em educação na Universidade Federal de Santa Catarina, ocupante do cargo de Pedagoga.

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Publicado

2024-06-19

Edição

Seção

Artigo