TELETRABALHO NAS ÁREAS ADMINISTRATIVAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

  • Ana Lucia Celino de Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

teletrabalho, serviço público, Brasil.

Resumo

 

Com a perspectiva de uma adesão permanente da modalidade de teletrabalho na administração pública federal brasileira, um novo desafio se configura na reorganização do trabalho nas áreas administrativas dessas organizações: a implantação da modalidade, preconizando a eficiência, saúde e bem-estar dos agentes públicos. Assim, neste artigo são abordados conceitos do teletrabalho e do panorama histórico do mesmo no serviço público, visando compilar informações importantes relacionadas a percepção do trabalho remoto na pandemia do novo coronavírus, seus malefícios e benefícios bem como os desafios e contribuições apontados, a partir de experiências de instituições federais de ensino superior do Brasil, para uma implantação bem-sucedida. Foram levantados como elementos mais significativos no processo do teletrabalho: planejamento organizacional, inovação organizacional, treinamento das lideranças, automotivação, performance, autonomia, flexibilidade.

   

Biografia do Autor

Ana Lucia Celino de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 Técnico-Administrativo em Educação, Assistente em Administração, atuando na Gerência de Recursos Humanos da COPPE. Formada em Administração, com pós-graduação em Gestão de Pessoas por Competências e cursando Mestrado em Engenharia de Produção na COPPE.    

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Publicado

2024-06-19

Edição

Seção

Artigo