EVOLUÇÃO DOS ARRANJOS DE GOVERNANÇA E GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Instituições de ensino superior, Conselho superior, Pró-reitorias, Unidades acadêmicas, Campi fora de sedeResumo
As instituições de ensino superior, especialmente aquelas custeadas com recursos públicos, têm sofrido pressões de atores diversos para a transformação de suas estruturas de governança e gestão no sentido dos arranjos observados em organizações privadas. Como a governança e a gestão das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras ainda são pouco analisados na literatura, o objetivo dessa pesquisa consistiu em caracterizar aspectos da governança e da gestão dessas instituições no período entre 2010 e 2018. Para isso, realizou-se pesquisa documental em documentos diversos. Quanto aos arranjos de governança dessas instituições, representados pelas características dos seus Conselhos Superiores, no decorrer do período analisado verificou-se aumento do tamanho desses espaços colegiados, relativa estabilidade do número médio de comitês a eles vinculados e do número de reuniões anuais por eles realizadas, e ligeira redução na proporção de membros externos. Concernente à configuração da gestão, expressa pelas estruturas administrativas e acadêmicas, entre 2010 e 2018 verificou-se aumento do número médio de campi fora da sede, de pró-reitorias e de unidades acadêmicas por instituição. Os resultados apontam que mesmo diante de pressões homogeneizadoras, as instituições analisadas parecem manter ou aumentar a diversidade de seus arranjos de governança e gestão no período.
Referências
ANDIFES. Universidades Federais Patrimônio da Sociedade Brasileira.Brasília.UFPR., , 2017. Disponível em: https://www.ufpr.br/portalufpr/wp-content/uploads/2017/11/livreto-Andifes-FINAL-para-Universidades-v24112017_baixa2.pdf.
BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt; SOUZA, Graceane Coelho; RIBEIRO, Jorge Luiz Lordelo Sales; PEIXOTO, Adriano de Lemos Alves. O Papel Dos Conselhos Superiores Na Estrutura De Governança Das Universidades Federais Brasileiras: O Caso Da UFBA. Arequipa
BRASIL. Decreto no 5.224, de 1o de Outubro de 2004Brasília, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5224.htm.
BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. . 2008.
CAPES. Geocapes. 2022. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em: 12 dez. 2022.
ENAP. Estruturas Organizacionais e o EstadoBrasíliaENAP, , 2019. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/5190/1/Módulo 1 - Estruturas Organizacionais e o Estad .pdf.
GANGA-CONTRERAS, Francisco Anibal; SUÁREZ-AMAYA, Wendolin; CALDERÓN, Adolfo Ignacio; DA SILVA, Marco Wandercil; JUNG, Hildegard Susana. Retos a la Gobernanza Universitaria: Acotaciones sobre la Cuestión de la Autoridad y la Profesionalización de la Gestión de las Universidades. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 435–456, 2019. DOI: 10.21664/2238-8869.2019v8i3.p435-456.
GESSER, Graziele Alano; OLIVEIRA, Clésia Maria De; MACHADO, Marilia Ribas; MELO, Pedro Antônio De. Governança universitária: um panorama dos estudos científicos desenvolvidos sobre a governança em instituições de educação superior brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [S. l.], v. 26, n. 1, p. 5–23, 2021. DOI: 10.1590/s1414-40772021000100002.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5a Edição ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
GORNITZKA, Åse; MAASSEN, Peter; DE BOER, Harry. Change in university governance structures in continental Europe. Higher Education Quarterly, [S. l.], v. 71, n. 3, p. 274–289, 2017. DOI: 10.1111/hequ.12127.
INEP. Censo da Educação Superior 2019. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior.
INPI. Ranking Depositantes Residentes de Patente de Invenção - 2020. [s.l: s.n.]. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/central-de-conteudo/estatisticas/arquivos/estatisticas-preliminares/rankdepositantesresidentes-2020.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.
JARERNSIRIPORNKUL, Sakchai; PANDEY, I. M. Governance of autonomous universities: case of Thailand. Journal of Advances in Management Research, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 288–305, 2018. DOI: 10.1108/JAMR-12-2016-0103.
LUGOBONI, Leonardo Fabris; MARQUES, Marcio. GOVERNANÇA PÚBLICA E SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Revista Gestão Organizacional, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 64–83, 2022. DOI: 10.22277/rgo.v15i2.6591.
MARCONI, Maria; LAKATOS, Eva. Fundamentos de metodologia científica. [s.l: s.n.]. DOI: 10.1590/S1517-97022003000100005.
MATSUMOTO, Marília; ALBUQUERQUE, Sheila Andréa Silva; PINTO, Ibsen Mateus Bittencourt Santana; SANTA RITA, Luciana Peixoto. Análise da Relação entre o Desempenho Discente e os Investimentos Ocorridos com a Política Pública de Expansão dos Institutos Federais da Região Nordeste entre 2012 e 2016. In: XXI SEMINÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo p. 1–14. Disponível em: http://login.semead.com.br/21semead/anais/tema.php?cod_tema=2.
MEC. Portaria Normativa no 23, de 21 de Dezembro de 2017BrasíliaMinistério da Educação, , 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/39380012/do1-2 018-09-03-portaria-normativa-n-23-de-21-de-dezembro-2017--39379864.
MEC. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior - Cadastro e-MEC. 2023. Disponível em: e-mec.mec.gov.br.
NTIM, Collins G.; OSEI, Kofi A. The Impact of Corporate Board Meetings on Corporate Performance in South Africa. African Review of Economics and Finance, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 83–103, 2011.
QUEIROZ, Marly Alfaia Simões De; PETER, Maria da Gloria Arrais; MACHADO, Marcus Vinicius Veras; GOMES, Amanda de Oliveira; MARIA DENIZE NUNES RODRIGUES. Controle Interno e Controladoria Na Administração Pública: Estudo nas Universidades Federais Brasileiras. In: XIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS 2012, Anais [...]. [s.l: s.n.] p. 1–15. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/305.
SALES, Elana Carla de Albuquerque Silva; PETER, Maria da Glória Arrais; MACHADO, Marcus Vinícius Veras; NASCIMENTO, Cicero Philip Soares. Governança no setor público segundo a IFAC - um estudo nas Universidades Federais Brasileiras. Brazilian Journals of Business, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1477–1495, 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJB/article/view/11505/9603.
TCU. Referencial Básico de Governança Organizacional para organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCUReferencial Básico de Governança OrganizacionalBrasília, 2020. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A81881F7595543501762EB92E957799.
UFG. Quem Somos. 2023. Disponível em: https://www.emac.ufg.br/p/27466-quem-somos. Acesso em: 24 set. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práticas em Gestão Pública Universitária
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
A Revista PGPU permite que o(s) autor(es) mantenha(m) os direitos autorais de seu trabalho, desde que repasse(m) os direitos da primeira publicação ao periódico.