EVOLUÇÃO DOS ARRANJOS DE GOVERNANÇA E GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Instituições de ensino superior, Conselho superior, Pró-reitorias, Unidades acadêmicas, Campi fora de sede

Resumo

As instituições de ensino superior, especialmente aquelas custeadas com recursos públicos, têm sofrido pressões de atores diversos para a transformação de suas estruturas de governança e gestão no sentido dos arranjos observados em organizações privadas. Como a governança e a gestão das instituições públicas federais de ensino superior brasileiras ainda são pouco analisados na literatura, o objetivo dessa pesquisa consistiu em caracterizar aspectos da governança e da gestão dessas instituições no período entre 2010 e 2018. Para isso, realizou-se pesquisa documental em documentos diversos. Quanto aos arranjos de governança dessas instituições, representados pelas características dos seus Conselhos Superiores, no decorrer do período analisado verificou-se aumento do tamanho desses espaços colegiados, relativa estabilidade do número médio de comitês a eles vinculados e do número de reuniões anuais por eles realizadas, e ligeira redução na proporção de membros externos. Concernente à configuração da gestão, expressa pelas estruturas administrativas e acadêmicas, entre 2010 e 2018 verificou-se aumento do número médio de campi fora da sede, de pró-reitorias e de unidades acadêmicas por instituição. Os resultados apontam que mesmo diante de pressões homogeneizadoras, as instituições analisadas parecem manter ou aumentar a diversidade de seus arranjos de governança e gestão no período.

Biografia do Autor

Vinícius Silva Flausino, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2023), mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Possui especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (2012), graduação em Administração pela Universidade de Uberaba (2010) e graduação em Comunicação Social - habilitação em Propaganda pela Universidade de Uberaba (2008). Administrador pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atuou como Diretor do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Pró-Reitor de Planejamento substituto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2018-2023), além de Procurador Educacional Institucional (2013-2023) e Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação (2015-2023). Tem experiência na área de Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Educação Superior, Indicadores de desempenho e Planejamento.

Hamilton Luiz Corrêa, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEA da Universidade de São Paulo - USP

Possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1974/1977) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1978/1980) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1981/1986) e pós-doutorado na Bélgica (1992). Professor Doutor da FEA/USP. Ministra disciplinas na Graduação, Mestrado e Doutorado. Linhas de pesquisa e orientação no mestrado e doutorado: Avaliação do Desempenho Organizacional; Estrutura Organizacional; Modelos de Gestão e Metodologia e Didática no Ensino de Administração Foi Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FEA/USP de 2008 a 2012 e Presidente da Comissão de Graduação em 2011/2012. Foi Vice-presidente Acadêmico do Conselho Regional de Administração-SP de 2011/2015

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Publicado

2024-06-19

Edição

Seção

Artigo