PERFIL DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E SATISFAÇÃO DE ATLETAS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Moisés Augusto de Oliveira Borges UFRRJ
  • Ricardo Ruffoni
  • Laryssa Rangel Guerra

Palavras-chave:

Estudantes, Atividade Física, Gestão Esportiva

Resumo

Introdução: O estudo do comportamento do consumidor esportivo caracteriza-se por pesquisas detalhadas em vários segmentos, com a finalidade de entender as necessidades e ambições dos consumidores, para que dessa forma os alunos se sintam satisfeitos e fidelizados. Objetivo: identificar o perfil do comportamento do consumidor de atletas universitários bolsistas da UFRRJ, assim como o nível de satisfação destes atletas com os recursos e espaços esportivos que utilizam para a prática esportiva. Método: Trata-se de um estudo descritivo, com análise quantitativa, onde serão entrevistados 58 bolsistas do edital, de ambos os sexos e idade entre 18 e 35 anos. O instrumento utilizado para a coleta de dados será um questionário fechado adaptado da tese de doutorado de Ruffoni. Resultados: A maioria dos bolsistas acompanham espetáculos esportivos e assuntos esportivos em revistas especializadas, somente, às vezes; e 86% costumam comprar seus equipamentos e materiais esportivos com base na melhor relação custo-benefício, se preocupando pouco com a marca de seu equipamento (69%); 52% consideram muito boa ou boa a organização dos espaços de prática esportiva e 45% consideram a qualidade das instalações razoável. Conclusões: A observar por um panorama geral, a gestão atende as expectativas dos consumidores, e é evidente que o comportamento de consumo dos bolsistas é influenciado por fatores socioeconômicos.

Referências

AGUIAR, D. M. M.; AZEVEDO, E. D.; BORGES, M. A. O.; LIMA, B. L. P.; LIMA, V. P. Autoestima entre alunos ingressantes e concluintes do curso de licenciatura em Educação Física. Conhecimento Interativo, v. 13, n. 1, p. 194-201, 2019.

APOLINÁRIO, M. R.; FILENI, C. H. P.; ALMEIDA, E. O. A.; OLIVEIRA, R. C.; CAMARGO, L. B.; LIMA, B. N.; MARTINS, G. C. M.; VILELA, G. B. Fatores motivacionais em uma academia de musculação em São José do Rio Pardo/SP. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício, v. 18, n. 2, p. 101-107, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de investigação. São Paulo: Atlas. 1996.

HEARTS. Technical package for cardiovascular disease management in primary health care: healthy-lifestyle counselling. 30 p. Geneva: World Health Organization. 2018.

JONES, T. O.; SASSER JR., W. E. Why Satisfied Customers Defect. Harvard Business Review, nov-dec. 1995.

MELO, S.; CESSE, E.; LIRA, P.; RISSIN, A.; CRUZ, R.; FILHO, M. Doenças crônicas não transmissíveis e fatores associados em adultos numa área urbana de pobreza do nordeste brasileiro. Ciênc. Saúde Coletiva, v. 24, n. 8, p. 3159-3168, 2019.

PAULA, C. F. C.; SILVA, I. A.; OLIVEIRA, N. C. R.; BORGES, M. A. O.; COUBE, R. J.; CAMÕES, J. C. Estudo comparativo da motivação entre atletas amadores universitários e não universitários de rugby. Rev Biomotriz, v. 13, n. 4, p. 55-65, 2019.

PITTS, B. G., STOTLAR, D. K. Fundamentals of sport marketing. F.I.T. Publishers. 2007.

RUFFONI, R. A Prática do Judô: Estudo do comportamento do consumidor do município do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Ciências do Desporto) – Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Portugal. 2010.

SCHUCH, F.; VANCAMPFORT, D.; FIRTH, J.; ROSENBAUM, S.; WARD, P.; SILVA, E.; et al. Physical activity and incident depression: a meta-analysis of prospective cohort studies. American Journal of Psychiatry, v. 175, n. 7, p. 631-648, 2018.

SCUR, G.; QUEIROZ, R. P. The impact of diversification in the operations strategy of capital goods companies. Gest. Prod., v. 24, n. 2, p. 206-220, 2017.

SHETH, J. N.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Editora Atlas. 2001.

SOLOMON, M. R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman. 2002.

UFRRJ. Relatório de gestão UFRRJ exercício 2018. (2019). Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional – Codin/PROPLADI. https://portal.ufrrj.br/wp-content/uploads/2019/07/GLPI-18194-RG_2018.V_final_comcapa-anexo-I-memorando-85-codin-compactado.pdf.

URRRJ. História da UFRRJ. (2020). Institucional UFRRJ, Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ - CCS. Disponível em: http://institucional.ufrrj.br/ccs/historia-da-ufrrj/. Acesso em: 20 de novembro de 2020.

VAINNA, J. A.; LOVISOLO, H. R. A inclusão social através do esporte: a percepção dos educadores. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. 2, p. 285-296, 2011.

VETTORAZZO, L. (2021). Vendas de artigos esportivos crescem 35% na pandemia, diz Visa. http://veja.abril.com.br/coluna/radar/vendas-de-artigos-esportivos-crescem-35-na-pandemia-diz-visa/

VIEIRA, V.; SILVA, J. Barreiras à prática de atividades físicas no lazer de brasileiros: revisão sistemática. Pensar a Prática, v. 22, p. 1-22, 2019.

Downloads

Publicado

2024-06-19

Edição

Seção

Artigo