GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E UNIVERSIDADE
ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO UNIVERSITÁRIA COMO INSTRUMENTO DE TOMADA DE DECISÃO
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Administração Pública, Gestão Universitária, Sistemas de informação, Tomada de decisõesResumo
A Gestão do Conhecimento é um processo sistemático que perpassa a criação e difusão do conhecimento nas organizações públicas e privadas. Considerando, entretanto, as finalidades específicas do setor público, a Gestão do Conhecimento implica dimensões práticas, mas ainda princípios da administração pública. Neste contexto, destaca-se a gestão universitária como uma instância do setor público que aciona recursos da Gestão do Conhecimento, como os sistemas de informação, para a consecução de objetivos institucionais e processos deliberativos. Assim, este artigo objetiva analisar o Sistema de Planejamento e Gestão Universitária, ferramenta de gestão da Universidade do Estado da Bahia, enquanto instrumento que pode subsidiar processos de tomada de decisão no âmbito de uma universidade pública. Realizou-se, para tanto, uma discussão teórica sobre a informação no capitalismo atual para marcar sua diferença de uso no setor público e sobre a Gestão do Conhecimento na administração pública, estabelecendo-se relações entre processos de tomada de decisões e sistemas e tecnologias de informações. Metodologicamente, procedeu-se uma análise do funcionamento do sistema escolhido em correlação com sua normatização subjacente e que o caracteriza enquanto ferramenta que permite à gestão universitária tomar decisões atinentes aos princípios da instituição. Conclui-se que o sistema expressa traços da identidade institucional; que contempla a utilização da informação de forma a cumprir as diretrizes legais e institucionais; que é necessário adaptar-se aos recursos ofertados pelas tecnologias da informação e que o sistema evidencia um esforço em funcionar como ferramenta para a tomada de decisões e aperfeiçoamento de práticas de planejamento e avaliação da Universidade.
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