GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E UNIVERSIDADE

ANÁLISE DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO UNIVERSITÁRIA COMO INSTRUMENTO DE TOMADA DE DECISÃO

Autores

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Administração Pública, Gestão Universitária, Sistemas de informação, Tomada de decisões

Resumo

A Gestão do Conhecimento é um processo sistemático que perpassa a criação e difusão do conhecimento nas organizações públicas e privadas. Considerando, entretanto, as finalidades específicas do setor público, a Gestão do Conhecimento implica dimensões práticas, mas ainda princípios da administração pública. Neste contexto, destaca-se a gestão universitária como uma instância do setor público que aciona recursos da Gestão do Conhecimento, como os sistemas de informação, para a consecução de objetivos institucionais e processos deliberativos. Assim, este artigo objetiva analisar o Sistema de Planejamento e Gestão Universitária, ferramenta de gestão da Universidade do Estado da Bahia, enquanto instrumento que pode subsidiar processos de tomada de decisão no âmbito de uma universidade pública. Realizou-se, para tanto, uma discussão teórica sobre a informação no capitalismo atual para marcar sua diferença de uso no setor público e sobre a Gestão do Conhecimento na administração pública, estabelecendo-se relações entre processos de tomada de decisões e sistemas e tecnologias de informações. Metodologicamente, procedeu-se uma análise do funcionamento do sistema escolhido em correlação com sua normatização subjacente e que o caracteriza enquanto ferramenta que permite à gestão universitária tomar decisões atinentes aos princípios da instituição. Conclui-se que o sistema expressa traços da identidade institucional; que contempla a utilização da informação de forma a cumprir as diretrizes legais e institucionais; que é necessário adaptar-se aos recursos ofertados pelas tecnologias da informação e que o sistema evidencia um esforço em funcionar como ferramenta para a tomada de decisões e aperfeiçoamento de práticas de planejamento e avaliação da Universidade.

Biografia do Autor

Tiago Santos Sampaio, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando pelo Programa de Doutorado Multi-institucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC); Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Bacharel em Comunicação Social (Rádio e TV) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor da UNEB desde 2009, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Atuou como Assessor de Comunicação da UNEB e Assessor chefe da Reitoria. Suas áreas de atuação concentram-se em Gestão da Comunicação, Teorias da Comunicação, Análise do Discurso, Estudos Culturais e Comunicação Comunitária.

Lídia Boaventura Pimenta, Universidade do Estado da Bahia

Graduou-se em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Bahia/UNIFACS (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Professora de gestão de organizações; planejamento e orçamento público e metodologia da pesquisa científica. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora sobre a gestão universitária, com ênfase na estrutura e funcionamento. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Universidade e Região (EDUReg) e o Grupo de Pesquisa Gestão Educacional e Formação de Gestores (NUGEF). Atualmente desempenha a função de Pró-Reitora de Planejamento da UNEB. Exerceu os cargos de Secretária de Licitações, Contratos e Convênios (SELCC), Pró-Reitora de Administração e Chefe de Gabinete. Membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e da Academia Baiana de Educação.

Maria de Fátima Hanaque Campos, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Historia da arte pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História da Arte pela Universidade do Porto (2004). Atualmente é professor Plena da Universidade do Estado da Bahia. Professora permanente do Programa de Pós-graduação Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento (PPGDC). Tem experiência em Difusão e Gestão do Conhecimento, Sociedade e Cultura. Tem experiência na área de Artes com ênfase em iconografia, artistas baianos nos séculos XVIII e XIX, artistas viajantes, festas. Líder do grupo de pesquisa Acompanhamento e Avaliação de Politicas Públicas (AAPP)

Flávia Souza dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no Bacharelado em Administração (2020) e Licenciatura em História (2010). Possui Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens (2014) pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e Especialização em Educação a Distância e Inovação pela Universidade de Salvador (Unifacs). Atuou na função de tutora da Licenciatura em História da Uneb e faz parte da Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Uneb. Atuou para o estado como docente do ensino médio. Tem experiência na área de Legislação em EAD; Moodle para Professores e Tutores; Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD; e Formação Continuada de Tutores.

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Publicado

2024-06-19

Edição

Seção

Artigo