Tecnoestruturas como aparelhos.

Por uma gestão e avaliação institucional das universidades públicas segundo a lógica de um organismo

Autores

Palavras-chave:

tecnoestrutura, organismo, universidade pública, gest˜ão, avaliação

Resumo

Tomando por base as ideias de Álvaro Vieira Pinto e Vilém Flusser, o presente artigo busca lançar luz crítica sobre a avaliação e gestão institucional das universidades federais, considerando estas sob a lógica de tecnoestruturas de poder, cuja programabilidade modela seu funcionamento. Tais estruturas serão tratadas em nosso texto como organismos sob influência midiática, segundo uma cultura telemática de redes, a qual implica na necessidade de constante atualizações informacionais para sua regulagem, evolução e sobrevivência. Movimentos de crescimento, contração e expansão das instituições públicas nos levam a considerar uma dada tecnoestrutura sob a ótica de modelos orgânicos, cuja funcionalidade, transparência e margens de indeterminação nos parecem princípios fundamentais para sua sobrevivência e a de seus atores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALL, Stephen John. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras. v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez, 2001. ISSN 1645-1384. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf. Acesso em: 15jan. 2018.

EVALD, Marcia Giraldez e FIGUEIREDO, Gustavo de Oliveira. Políticas públicas de avaliação na educação superior: recontextualização e desafios da prática na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista Internacional de Educação Superior, v.v.9, p.1-26. 2023.

FLUSSER, Vilém. Towards a Philosophy of Photography. Göttingen: European Photography,1983:11.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará. 2002.

LEVINE, CHARLES H. Organizational Decline and Cutback Management. Public Administration Review, v.38, n.4, p.316-325. 1978.

NÓBREGA, Carlos Augusto Moreira da. Para uma crítica da arte e seus objetos técnicos. Pensando fora da caixa (Preta). Arte & Ensaio, n.28, p.26-35. 2014.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação das políticas educacionais na América Latina e suas consequências para os trabalhadores docentes. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 92, p. 753- 775. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300003. Acesso em: 03 mai. 2017.

SIMONDON, Gilbert. On the Mode of Existence of Technical Objects. English translation of “Du mode d’existence des objets techniques”. London: University of Western Ontario, 1980.

SIMONDON, Gilbert. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier: Editions Montaigne, 1989.

SOUSA-SANTOS, Boaventura. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São Paulo: Cortez, 2011. ISBN9788524910593

VIEIRA PINTO, Álvaro. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. 2 v.

Downloads

Publicado

2025-08-01

Edição

Seção

Artigo