IMPERIALISMO E NEOLIBERALISMO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
O IMPACTO DO ENCOLHIMENTO DO FIES E A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Palavras-chave:
Imperialismo, Neoliberalismo, Fies, Educação a Distância, Ensino Superior, Mercantilização, Políticas PúblicasResumo
Neste artigo, examina-se o impacto do encolhimento do Fundo deFinanciamento Estudantile a consequente ascensão da Educação a Distânciano ensino superior brasileiro, tanto no setor privado quanto nosetorpúblico, no contexto das políticas neoliberais e das diretrizes internacionais promovidas por organismos como o Banco Mundial. A análiseabrange as mudanças nas políticas públicas de educação desde a década de 1990 e explora como a redução do Fies, a flexibilização das regulamentações e a expansão da EaD contribuíram para a mercantilização do ensino superior. Paralelamente, discute-se o papel da EaD como uma ferramenta de democratização do acesso ao ensino superior, com iniciativas como o Consórcio Cederj e o Sistema Universidade Aberta do Brasil, que evidenciam o potencial inclusivo da modalidade. Além de examinar os desafios, como a precarização do trabalho docente e as desigualdades no acesso às tecnologias, destaca-se, também,as oportunidades trazidas pelo avanço das Tecnologias daInformação e Comunicação, pela implementação de Ambientes Virtuais de Aprendizageme pela integraçãode Inteligência Artificial, que prometem revolucionar a experiência educacional. Infere-se, assim, que a EaD, quando bem regulamentada e apoiada por políticas públicas inclusivas, pode não apenas compensar a redução do financiamento público, mas também ofereceruma educação superior de qualidade e equitativa no Brasil.
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