PRINCIPAIS DIFICULDADES DA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO SUL DO BRASIL
Palavras-chave:
competências, Gestão por Competências, ImplementaçãoResumo
O presente artigo busca identificar as principais dificuldades encontradas na implementação da gestão por competências em uma instituição de ensino básico, técnico e tecnológico localizada na região sul do país. Classifica-se como uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso. Como metodologia, após uma contextualização teórica acerca dos principais conceitos alusivos à gestão por competências (GPC) e à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), elaborou-se um questionário semi estruturado para coleta de dados junto aos setores de gestão de pessoas da instituição. Os resultados encontrados foram apresentados em forma de texto, quadros e gráficos, buscando facilitar a discussão, a qual foi realizada por meio de triangulação e considerou como parâmetros de análise: a adoção ou não da gestão por competências, as dificuldades na implementação, o referencial teórico de suporte e a previsão de implantação do modelo no plano de desenvolvimento institucional (PDI). Destaca-se, entre os resultados, que a gestão por competência na instituição encontra-se ainda em fase inicial de implementação e, como os demais órgãos públicos, inicia sua implementação pela etapa de desenvolvimento (treinamento e capacitação). Para as demais etapas (recrutamento e seleção, acompanhamento e avaliação e retribuição) ainda não há previsão de mudança ou implementação, uma vez que impactaria em uma mudança de legislação. Ainda que a gestão por competências, na totalidade do setor público, seja uma realidade distante, percebe-se com a realização deste estudo, que essa implementação não só é possível como também inevitável.
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