INICIATIVAS PARA A SAÚDE MENTAL DOS SERVIDORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Saúde Mental, Institutos Federais, Práticas de Gestão

Resumo

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Saúde Mental diz respeito aos aspectos de bem-estar físico, mental e social; que devida as condições e exigências demasiadas no ambiente de trabalho poderão gerar complicações e consequentemente desencadear transtornos mentais ao trabalhador. Como forma de conscientização, prevenção e tratamento, ações podem ser desenvolvidas, como já propostas pela campanha nacional Setembro Amarelo. No Brasil, sobretudo, na Região Sul, nas últimas 3 décadas teve um aumento alarmante nos casos de suicídios, principalmente, quanto ao número de homens. Para diagnosticar acerca das iniciativas realizadas pelos Institutos Federais (IFs) no último quinquênio pertencentes a Região Sul, foram realizadas buscas nos sites oficiais dos IFs: IFRS, IFFarroupilha, IFSUL, IFPR, IFSC e IFC que tivessem correlação com as palavras: Depressão, Transtorno Mental, Saúde Mental, Setembro Amarelo e Prevenção ao Suicídio. Constatou-se dezenas de ações, desde Eventos (Webinares, Rodas de Conversas, Palestras, Projetos, Mostras Culturais, Exposições, Seminários, Reuniões, “Lives” e Conferências) até a confecções de Produtos (“Ebooks”, Cartilhas, Guias, Vídeos Informativos, Notas Informativas e Estudos) se destacando, significativamente, o IFSC, IFFarroupilha e IFPR. Ao fim, sinalizando com esta pesquisa de que mais ações podem ser realizadas pelos IFs e que possam ser divulgadas à sociedade; bem como ainda que mais estudos sejam feitos permitindo compreender os mecanismos de equilíbrio entre o trabalho e Saúde Mental do trabalhador.

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Biografia do Autor

Gleyson Morais da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRN com mobilidade internacional pela Universidade de Coimbra - Portugal. Técnico em Meio Ambiente EAD IFSULDEMINAS/Campus Muzambinho. Mestre pelo Programa Regional de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFRN. Possui experiência como monitor na disciplina Fisiologia Vegetal no curso superior de Ciências Biológicas na UFRN, onde atuei também como pesquisador no Laboratório de Bioconservação de Espécies Nativas do Rio Grande do Norte - LABCEN/UFRN. Atualmente, atuo no município de Balneário Camboriú/SC como professor efetivo de nível médio no ensino fundamental na área de Ciências; e também como Professor Referência na UDESC/BC no Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia (Gestão Ambiental e Sustentabilidade).

Karina Francine Marcelino, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG) com período sanduíche em University of Technology Sydney. Especialista em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2023) pelo Instituto Federal Goiano. Mestra em Administração (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Pós-Graduada em Gestão de Pessoas (2018) pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Graduada em Administração Pública (2014) pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (UDESC/ESAG). Servidora Estatutária na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no UniSENAI. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB. Membra da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e Combate ao Racismo com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Conselheira do Coletivo Negro Guerreiro Ramos (ESAG/UDESC). Coordenadora do Coletivo dos Servidores Negros da UFSC (NegrUFSC). Membra do Núcleo de Estudos Negros NEN. Membra da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos relacionados à Educação dos Afro-brasileiros (Cadara), vinculada ao Ministério da Educação. Áreas de interesse: gestão pública, gestão de pessoas, gestão universitária, diversidade, equidade, inclusão, relações étnico-raciais e ações afirmativas.

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Publicado

2025-08-01

Edição

Seção

Artigo