IMPACTO DE CAPACITAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS PRÁTICAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Palavras-chave:
Capacitação Docente, Impacto no Trabalho, COVID-19Resumo
Ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) são essenciais para o desenvolvimento profissional docente no Magistério Superior, especialmente em situações de crise. Este estudo avalia o impacto no trabalho de um conjunto de ações de capacitação didático-pedagógicas promovidas por uma Instituição Federal de Ensino Superior para docentes da carreira do Magistério Superior, durante o período da pandemia COVID-19, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas com o contexto do Ensino Remoto Emergencial. A partir de 11 capacitações pedagógicas distintas, organizadas em 40 turmas e totalizando 925 participantes, foram consultados 223 docentes a fim de mensurar o grau de aplicabilidade no trabalho docente das capacitações realizadas, a contribuição individual de cada formação para essa aplicabilidade, bem como o impacto em profundidade final dessas formações. A partir de uma abordagem quantitativa, identificou-se que a formação realizada obteve impacto positivo no trabalho docente, contribuindo para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, bem como para o aperfeiçoamento de práticas existentes.
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