IMPACTO DE CAPACITAÇÕES PEDAGÓGICAS NAS PRÁTICAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores

Palavras-chave:

Capacitação Docente, Impacto no Trabalho, COVID-19

Resumo

Ações de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E) são essenciais para o desenvolvimento profissional docente no Magistério Superior, especialmente em situações de crise. Este estudo avalia o impacto no trabalho de um conjunto de ações de capacitação didático-pedagógicas promovidas por uma Instituição Federal de Ensino Superior para docentes da carreira do Magistério Superior, durante o período da pandemia COVID-19, com vistas ao desenvolvimento de práticas pedagógicas articuladas com o contexto do Ensino Remoto Emergencial. A partir de 11 capacitações pedagógicas distintas, organizadas em 40 turmas e totalizando 925 participantes, foram consultados 223 docentes a fim de mensurar o grau de aplicabilidade no trabalho docente das capacitações realizadas, a contribuição individual de cada formação para essa aplicabilidade, bem como o impacto em profundidade final dessas formações. A partir de uma abordagem quantitativa, identificou-se que a formação realizada obteve impacto positivo no trabalho docente, contribuindo para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, bem como para o aperfeiçoamento de práticas existentes.

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Biografia do Autor

Mateus Dalmoro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Administração (UFRGS/2010), mestre em Engenharia de Produção na área de concentração Sistemas de Qualidade (UFRGS/2019) e Doutorando em Administração na área de concentração Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (UFRGS/2024).

Luciane Ines Ely, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação (UFRGS/2025), Mestre em Ensino na Saúde (UFRGS/2017), especialista em Gestão Educacional (UFRGS/2008), Graduada em Pedagogia - Séries Iniciais e Matérias Pedagógicas (Univates/ 2002).

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Publicado

2025-08-01

Edição

Seção

Artigo