PROFISSIONALIZAÇÃO NO SERVIÇO PÚBLICO: AVANÇOS E DESAFIOS DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Autores

  • Jaquiele Aparecida Geraldo Universidade Federal de São João del-Rei
  • Gustavo Melo Silva Universidade Federal de São João del-Rei https://orcid.org/0000-0001-6431-1594
  • Geraldo Magela Jardim Barra Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

Gestão por Competências, Desenvolvimento de Pessoas, Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, Profissionalização, Serviço Público

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar como a implementação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) contribuiu para a profissionalização dos servidores e para a modernização administrativa, no período de 2020 a 2023. A pesquisa buscou compreender de que forma as ações de capacitação promovidas pelo PDP favoreceram o aprimoramento das competências e a qualificação contínua dos servidores, influenciando o desempenho institucional. Os resultados evidenciaram um processo de amadurecimento gradual da política de capacitação, marcado por avanços relevantes, como a ampliação temática e o aperfeiçoamento dos mecanismos de planejamento, mas também por desafios persistentes, como a descontinuidade administrativa e as restrições orçamentárias. Os achados evidenciaram que o PDP desempenhou um papel importante no fortalecimento da cultura de desenvolvimento e na adoção de práticas mais integradas de gestão de pessoas, ainda que seus efeitos sobre o alinhamento das competências às demandas organizacionais permaneçam em consolidação. A pesquisa contribui para a gestão universitária ao reforçar a importância de políticas contínuas e estruturadas de capacitação como instrumentos estratégicos de desenvolvimento institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaquiele Aparecida Geraldo, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestranda em Administração Pública (PROFIAP) na Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Possui Pós-graduação em Logística Empresarial pela ESAB, Escola Superior Aberta do Brasil (2013), graduação em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei (2003). Atualmente é Assistente em Administração do quadro técnico administrativo da UFSJ. Tem experiência na área de Educação e Administração, com ênfase em Administração.

Gustavo Melo Silva, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Sociologia (2010) e mestre em Engenharia de Produção (2003), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Administração (1997) pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI), atual Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professor no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC / 2010-Atual) da UFSJ, com atuação no ensino superior desde 2004. Atuou profissionalmente como pesquisador de ONG's (1997-1999), consultor empresarial (1998-1999), analista de negócios em holding brasileira (2001-2004), chefe de gabinete da Reitoria da UFSJ (2013-2016), coordenador local do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (PROFIAP/UFSJ/ANDIFES/2015-2017) e Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFSJ (2016-2020). Atualmente é ponto focal na UFSJ da rede de universidades cofundadoras da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas (2022-Atual), professor do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/UFSJ/ANDIFES) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT/UFSJ). A atuação acadêmica tem como objetivo realizar estudos sobre organizações e economia em territórios, que venham convergir para as áreas de principal interesse de pesquisa e atuação: Administração Pública; Sociologia Econômica e das Organizações; Desenvolvimento Territorial; e, Gestão Universitária.

Geraldo Magela Jardim Barra, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Graduado em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei, onde é Professor no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis e Docente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP). Na pós-graduação, é membro da Comissão de Avaliação, Resoluções e Normas do Comitê Gestor Nacional do PROFIAP. Líder do Grupo de Trabalho "Administração Pública" do Seminário dos PPGs Profissionais em Administração (Sppa). Tem experiência na Coordenação de Cursos de Graduação e Pós-graduação. Atualmente, é Coordenador do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Escolar -EAD na Universidade Federal de São João Del-Rei. Na extensão, atuou em projetos na Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal de São João Del-Rei. Na pesquisa, orienta estudos na linha de pesquisa Administração Pública e Organizações na Rede Profiap.

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz. O Impacto do Modelo Gerencial na Administração Pública: Um Breve Estudo Sobre a Experiência Internacional Recente. 1997.

ABRUCIO, Fernando Luiz. Trajetória Recente da Gestão Pública Brasileira: Um Balanço Crítico e a Renovação da Agenda de Reformas. Revista de administração pública, v. 41, p. 67-86, 2007.

ALVES, Alex Cavalcante. A profissionalização do Serviço Público Federal Brasileiro no Regime Democrático. In: XX Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lima, Perú, p.10-13, 2015.

AMARAL, Rodrigo Galvão do. Responsabilidade Administrativa na Gestão Pública e a Capacitação dos Servidores Públicos. Revista Base Científica, v.2, 2024.

BARZELAY, M. Studying the News Public Management. The New Public Management. University of California Press, p.1-13, 2001.

BERGUE, S. T. Gestão estratégica de pessoas no Setor Público. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2020.

BRANDÃO, Hugo Pena; GUIMARÃES, Tomás de Aquino. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho: Tecnologias Distintas ou Instrumentos de um mesmo Construto? Revista de Administração de empresas, v. 41, p. 8-15, 2001.

BRASIL. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal – PNDP. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 24 fev. 2006.

BRASIL. Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Regulamenta a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) na administração pública federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 ago. 2019.

BRASIL. Decreto nº 10.506, de 2 de outubro de 2020. Altera o Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, que regulamenta a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) na administração pública federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 out. 2020.

BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 dez. 1990.

BRASIL. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). Disponível em: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/gestao-de-pessoas/desempenho-e-desenvolvimento-de-pessoas/copy_of_pndp. Acesso em: 09 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Economia. Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital. Portaria SEDGG/ME nº 7.888, de 02 de setembro de 2022. Estabelece orientações aos órgãos e entidades da administração pública federal quanto aos procedimentos a serem observados para o dimensionamento da força de trabalho. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 168, p. 57, 05 set. 2022.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Reforma da Administração Pública. Crise Econômica e Reforma do Estado no Brasil. São Paulo, Editora 34, p. 269-294, 1996.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A Reforma do Estado nos anos 90: Lógica e Mecanismos de Controle. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, p. 49-95, 1998.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O Modelo Estrutural de Gerência Pública. Revista de Administração Pública, v. 42, p. 391-410, 2008.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília, Câmara da Reforma do Estado, 1995.

CAMINHA, Alana Alves; MILAGRES, Cleiton Silva Ferreira. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas: Experiências das Instituições Federais de Ensino Brasileiras. Revista Inter-Legere, v. 6, n. 37, c31818, 2023.

CAMÕES, Marizaura Reis de Souza; MENESES, Pedro Paulo Murce. Gestão de Pessoas no Governo Federal: Análise da Implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. Brasília, Cadernos ENAP, 2016.

CAVALCANTE, Pedro; CARVALHO, Paulo. Profissionalização da Burocracia Federal Brasileira (1995-2014): Avanços e Dilemas. Revista de Administração Pública, v. 51, n. 1, p. 1-26, 2017.

COSTA, Frederico Lustosa da; COELHO, Fernando de Souza; DIAS, Thiago Ferreira. Apresentação: Três décadas de ENAP e de Escolas de Governo. Revista do Serviço Público, v. 70, p. 6-14, 2019.

DUTRA, Joel Souza. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo, Ed. Atlas, 2004.

FONSECA, Diogo Ribeiro da; CAMÕES, Marizaura Reis de Souza; TORRES, Marcelo Douglas de Figueiredo; LEMOS, Joselene Pereira. Sistema de Escolas de Governo da União: Perfil, Identidade e Desafios para Institucionalização. Brasília, Cadernos ENAP, 2015.

HOOD, Christopher. A Public Management for all Seasons? Public Administration, v. 69, n. 1, p. 3-19, 1991.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MATIAS-PEREIRA, José. Manual de Gestão Pública Contemporânea. São Paulo: Atlas, 2008.

MARQUES, Fernanda. Gestão de Pessoas: fundamentos e tendências. Brasília: DDG/ENAP, 2015.

PACHECO, Regina Silvia. Escolas de Governo: Tendências e Desafios. ENAP-Brasil em Perspectiva Comparada. Revista do Serviço Público, v. 51, n. 2, p. 35-53, 2000.

PANTOJA, Maria Julia; IGLESIAS, Márcia; BENEVENUTO, Renata; PAULA, Arlete de. Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal na Administração Pública Federal: Uma Caracterização da Capacitação por Competências na Administração Pública Federal. In: Anais do V Congresso Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração de Gestão Pública. 2012.

PETERS, B. Guy. The Politics of Bureaucracy: An Introduction to Comparative Public Administration. 7 ed., Routledge, 2018.

POLLITT, Christopher; BOUCKAERT, Geert. Public Management Reform: A Comparative Analysis – into the age of austerity. Oxford University Press, 2017.

SCHIKMANN, R. Gestão Estratégica de Pessoas: bases para a concepção do curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público. In: Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Organizado por Marizaura Reis de Souza Camões, Maria Júlia Pantoja e Sandro Trescastro Bergue. Brasília: ENAP, 2010.

TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de Administração Científica. Tradução de Arlindo Vieira Ramos. São Paulo: Atlas, 1990.

TOHÁ, Carolina; SOLARI, Ricardo. A Modernização do Estado e a Gerência Pública. Revista do Serviço Público, v. 48, n. 3, p. 84-103, 1997.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ). Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP). Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/progp/pdp.php. Acesso em: 09 nov. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (UFSJ). Conselho Diretor. Resolução nº 010, de 03 de setembro de 2025. Institui o Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). São João del-Rei, MG, 03 set. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI. Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH). Disponível em: https://www.sigrh.ufsj.edu.br/sigrh/public/home.jsf

WEBER, Max. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Revisão técnica de Gabriel Cohn. Brasília, Editora Universidade de Brasília; São Paulo, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5 ed., Bookman Editora, 2015.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Edição

Seção

Artigo