Urbanização turística e infraestrutura na região metropolitana de Fortaleza: impactos e conflitos
Resumen
O presente trabalho discute a relação entre a urbanização turística e a provisão da infraestrutura verificada no litoral da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, buscando identificar e analisar alguns dos impactos e conflitos decorrentes, sobretudo aqueles relacionados à implantação, privatização e ampliação do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Verifica-se que, embora a implementação de infraestruturas possibilite o incremento da atividade e da urbanização turística, há efeitos e impactos relacionados às preexistências históricas, marcadas pela fragmentação e valorização socioespacial seletiva na metrópole.
Palavras-chave: urbanização turística, infraestrutura, aeroporto, Aeroporto Internacional Pinto Martins, Fortaleza.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Ao submeter artigos, resenhas e ensaios visuais à Revista Paisagens Híbridas, os autores concordam com o Termo de Responsabilidade discriminado abaixo:
Declaro que o presente trabalho é contribuição original, não tendo sido publicado anteriormente, integralmente ou em partes, sob nenhuma forma de mídia impressa ou eletrônica, e não foi encaminhado concomitantemente a outros periódicos, nem o será até que se conclua seu processo de avaliação pela Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Estou de acordo com a cessão dos direitos autorais ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicar o conteúdo submetido na Revista Paisagens Híbridas e disponibilizá-lo em formato eletrônico ou outras mídias para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Declaro ainda que participo suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu teor. Caso seja solicitado, fornecerei as informações e dados referentes ao estudo apresentado no manuscrito ou ensaio para análise dos editores da revista.
Declaro que as imagens e tabelas apresentadas para publicação são de domínio público ou autorais, e que cedo o uso destas imagens estritamente ao Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que poderá publicá-lo na Revista Paisagens Híbridas do Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas no formato eletrônico e disponibilizá-lo em outras mídias eletrônicas para bases bibliográficas de indexação, repositórios e banco de dados de referências e de periódicos artísticos, científicos e culturais.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados na Revista Paisagens Híbridas serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.