Urbanização turística e infraestrutura na região metropolitana de Fortaleza: impactos e conflitos

Autores

  • Ricardo Alexandre Paiva Arquiteto e Urbanista e Professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAU-UFC.
  • Beatriz Helena Nogueira Diógenes Arquiteta e Urbanista e Professora Associada da Universidade Federal do Ceará. Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAU-UFC e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Design - PPGAU+D - UFC.

Resumo

O presente trabalho discute a relação entre a urbanização turística e a provisão da infraestrutura verificada no litoral da Região Metropolitana de Fortaleza – RMF, buscando identificar e analisar alguns dos impactos e conflitos decorrentes, sobretudo aqueles relacionados à implantação, privatização e ampliação do Aeroporto Internacional de Fortaleza. Verifica-se que, embora a implementação de infraestruturas possibilite o incremento da atividade e da urbanização turística, há efeitos e impactos relacionados às preexistências históricas, marcadas pela fragmentação e valorização socioespacial seletiva na metrópole.

Palavras-chave: urbanização turística, infraestrutura, aeroporto, Aeroporto Internacional Pinto Martins, Fortaleza.

Downloads

Publicado

2023-02-13