O CULTO IMPERIAL E AS MOEDAS DO IMPÉRIO ROMANO

Autores

  • Vagner Carvalheiro Porto Professor doutor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Cocoordenador do LARP – Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (MAE-USP).

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v24.n8

Palavras-chave:

Augusto, culto imperial, moedas romanas, Hispania, Siro-Palestina.

Resumo

É nosso objetivo neste trabalho demonstrar como as efígies de Augusto e os signa imperii augustanos, presentes nas moedas produzidas na Hispania e Siro-Palestina, propagandeavam o culto imperial, o Estado e seu guia, Augusto, garantindo-lhe mérito e prestígio. Augusto foi o primeiro a preocupar-se com a organização política sistemática das imagens, buscando reconhecer publicamente suas qualidades militares - de Divi filius - e seus méritos no comando do Estado. Tibério, no Ocidente, e Herodes, no Oriente. foram seus importantes continuadores. A estética foi, desse modo, posta a serviço da política.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

PORTO, Vagner Carvalheiro. O CULTO IMPERIAL E AS MOEDAS DO IMPÉRIO ROMANO. PHOÎNIX, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 138–154, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v24.n8. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32348. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos