A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.)

Autores

  • Ana Teresa Marques Gonçalves Professora associada de História Antiga e Medieval na UFG. Doutora em História pela USP. Bolsista Produtividade II do CNPq.
  • Rodrigo Santos M. Oliveira Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História – UFG, bolsista CAPES. Orientado pela professora doutora Ana Teresa Marques Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.26770/phoinix.v24.n9

Palavras-chave:

estoicismo, astrologia, Otávio Augusto, ordem.

Resumo

Uma necessidade de ordenar o espaço político-social ao final da República romana e início do Principado, com Otávio Augusto (século I a.C.), pode ser percebida pelos historiadores da Antiguidade a partir da análise documental literária do período. A capacidade do novo líder foi apresentada de diferentes formas, e por diferentes autores, pois um consensus era necessário para impor fim aos anos de Guerras Civis. Pensando dessa maneira, Manílio, em sua poesia didática intitulada Astronomicas, propõe o aprendizado do saber astrológico por perceber nesse ensino o melhor caminho para aqueles que desejam compreender a ação humana gerenciada por uma força cósmica criadora que compõe o próprio homem. Tal entendimento se torna possível para o autor quando apresentando, a partir de um prisma filosófico específico, o Estoicismo. Por isso, o presente artigo apresenta esse conhecimento,a fim de entendermos não somente a necessidade maniliana de ordenar seu tempo, mas de ensinar a respeito da conexão necessária entre o homem e a natureza (divina).

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-02-18

Como Citar

GONÇALVES, Ana Teresa Marques; OLIVEIRA, Rodrigo Santos M. A NATUREZA ESTOICA E A INFLUÊNCIA DOS ASTROS SOBRE A VIDA HUMANA: MARCO MANÍLIO E A BUSCA POR UMA “SIMPATIA UNIVERSAL” (SÉCULO I D.C.). PHOÎNIX, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 155–173, 2020. DOI: 10.26770/phoinix.v24.n9. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/phoinix/article/view/32349. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos