SUETÔNIO SOBRE O CASAMENTO DE NERO COM ESPORO E DORÍFORO
DOI:
https://doi.org/10.26770/phoinix.v22n6Palavras-chave:
Nero, Suetônio, homoerotismo, estudos de gênero, Esporo, Doríforo.Resumo
Neste artigo, proponho a tradução e análise dos capítulos 28 e 29 da Vida de Nero, de Suetônio, com comentários linguísticos e cotejo com outras passagens da obra e de outros documentos pertencentes a gêneros literários diversos. Com o objetivo de compreender as intenções do autor e sua estratégia discursiva, esboço algumas observações sobre as Vidas dos doze Césares e sobre a técnica narrativa de Suetônio. Sobre o sentido dos episódios narrados, acompanho brevemente a discussão historiográfica a partir de meados do século XX.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Revista Phoînix, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
O uso dos textos publicados em nossa revista poderão ser distribuídos por outros meios, desde de que atribuídos devidamente à autoria e publicação. A revista está vinculada à licença CCBY-NC (atribuição não-comercial, conforme o Creative Commons).